24 de novembro de 2024
Leandro Mazzini

Lista de Janot derruba plano do PSDB

 

A confirmação do senador Antonio Anastasia, ex-governador de Minas, na lista do Petrolão do PGR Rodrigo Janot obrigará o PSDB a cessar a gritaria contra o governo e rever todo o plano de ataque. Conforme antecipou a Coluna, a oposição ficou na moita e estava apreensiva com a confirmação do nome de um grão-tucano com mandato. A tensão do ex-governador era tanta que na última terça ele entrou no banheiro do plenário, desorientado, pensando ser a saída, e teve de ser guiado por assessora.

Passou recibo

No plenário, Aécio Neves pouco conversou com Anastasia durante semanas, embora se sentem-se lado a lado.

Tu-tu-tu

Na sexta à noite, os telefones de grande parte do tucanato, ficaram mudos – não se sabe se ocupados ou preocupados. Houve reunião de emergência em BH.

Massacre

Muitos petistas comemoram o baque do PSDB. Deputado governista conta que o PT vai usar a tribuna das Casas para repetir a suspeita sobre o tucano, aliado próximo de Aécio.

Polêmica PEC

Nos corredores do Congresso, O ministro do SJT Luiz Felipe Salomão é apontado como o apadrinhado do PMDB para a vaga do STF. O avanço da PEC da Bengala, parada há 10 anos, é sinal de que a cúpula do PMDB envia recado à presidente.

Dança das cadeiras

Se a PEC for promulgada, a idade mínima de aposentadoria dos ministros das cortes superiores passa de 70 para 75 anos, e tira cinco indicações de Dilma só para o Supremo. Daí a gritaria do ministro Cardozo (Justiça) contra a proposta, pelo seu sonho de ser promovido. Porque não há certeza de que o PT tenha a caneta em 2018.

Pegou muito mal

O presidente do Senado, Renan Calheiros, foi o único político que gritou por dias contra seu nome na lista do Petrolão, o que se confirmou. Usa o cargo para ameaçar retaliação à recondução do PGR Janot. Passa enorme recibo de suspeita de culpa.

Caso encerrado?

O senador Aécio Neves quer virar a página da suspeita de ter frequentado a lista do Petrolão. Não responderá mais sobre o assunto se questionado pela imprensa.

Lupa

Não será fácil para o governo na Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado. Ataídes Oliveira (PSDB-TO) promete atuação rigorosa sobre as contas públicas. Deu entrada no pedido de criação de duas subcomissões temporárias.

Lupa 2

Uma delas para levantar e avaliar as centenas de obras inacabadas país afora. A outra para fiscalizar a aplicação dos recursos das entidades do Sistema S, uma caixa preta que movimenta recursos bilionários de natureza tributária.

Bloqueio regimental

Não há mais espaço para CPI do setor elétrico na Câmara, agora que o PSDB controla a Comissão de Minas e Energia. Numa manobra, deputados governistas protocolaram mais CPIs dentro do limite regimental. Haverá, novamente, CPI do Sistema Carcerário.

Silêncio sepulcral

O deputado Arthur Lira (PP-AL) mostrou quem manda ao assumir a Comissão de Constituição e Justiça. Semana passada, sob forte suspeita de seu nome na lista do Petrolão, questionou se havia objeção a ele. O plenário lotado emudeceu.

Hello, meu povo!

O que se diz entre amigos do ex-governador do DF é que Agnelo Queiroz (PT) está morando numa bela casa em Golden Beach, bairro exclusivo de bacanas em Miami.

Não tem santo

Um Pastor da Assembleia de Deus de Monte Santo (RJ) será processado. Ele ganhou R$ 31 mi na Mega Sena e sumiu. Grupo de fiéis diz que o dinheiro da aposta era da igreja.

Ponto Final

O Centro Hemisférico de Estudos da Universidade Nacional de Defesa, em Washington, homenageou o jornalista brasileiro Marcelo Rech (turma de 97 a 2004). Rech é um dos maiores especialistas hoje em cobertura de conflitos internacionais

Com equipe DF, SP e Nordeste

 


Leia mais sobre: Leandro Mazzini