23 de dezembro de 2024
Leandro Mazzini

Linha cruzada custará emprego a ministro

O ministro Paulo Bernardo soube por recado velado que não vai continuar no Ministério das Comunicações, e manobra para tentar emplacar na vaga seu secretário-executivo, Genildo Lins. Ele foi detonado por Lula numa conversa com a presidente Dilma. Lula está ajudando os espanhóis da Telefónica (Vivo) e não gostou de declaração recente de Bernardo, sobre o risco de fusão da Vivo com TIM. A ira de Lula contra o ministro tem motivo extra: o ex-presidente tem viajado no jatinho dos executivos da Vivo.

Boi na linha

Na linha cruzada, não é segredo na cúpula das teles: Lula virou o lobista da Telefónica, e Bernardo tem, digamos,uma grande simpatia pela Oi, concorrente da Vivo e TIM.

Ruído

Veladamente, a presidente Dilma desautorizou o ministro dar declaração sobre a negociação da Vivo com TIM. Sequer insinuar, como ele fez, que o CADE pode barrar.

Sem sinal

Não bastasse ter ganhado de graça a ira dos dois chefes, Bernardo pode deixar na mão o setor de radiodifusão que apoia a campanha de Gleisi Hoffmann ao governo do Paraná.

Dois pesos

Um mistério o cardápio oral do jantar entre Aécio Neves e Eduardo Campos no Gero da Zona Sul do Rio no Domingo. Mas fato entre aliados de ambos no Congresso ontem: O tucano fecha com o socialista caso Eduardo vá para o 2º turno. Mas Eduardo não fecha com o mineiro se ele disputar contra Dilma. Entra o fator Lula.

Rebelião

Líderes dos partidos se uniram numa causa única: soltaram aviso discreto ontem aos outros dois Poderes. Se o STF votar a favor hoje da ADI 4650, protocolada pela OAB, eles derrubam a votação do Orçamento no Congresso.

Alma lavada

No Dia de Combate a Corrupção, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebeu na Segunda dois prêmios da CGU. O ‘Aprimoramento dos controles administrativos’ ePromoção da Transparência. Concorreu com 47 ações de órgãos da União.

 

Tá explicado

A polêmica ADI 4650 questiona a legalidade de empresas e pessoas físicas doarem nas campanhas eleitorais para partidos. É tudo o que os políticos têm de caixa!

Mineirinho paulista

Alckmin é mineirinho.Quieto, trabalha para ser opção do PSDB ao Planalto em 2018 caso Aécio não vingue. ‘É anestesista, atua com precisões cirúrgicas’, diz aliado.

M. na hélice

A PF vai inocentar a família Perrella no caso do helicóptero flagrado com drogas. Agora há outra polêmica. O senador Zezé requer a aeronave de volta, mas o aparelho, pela lei, deve ser tomado pela Receita e ir a leilão. O contrário abre precedente perigoso.

Alô, TRE!

Líder GLBT de referência nacional, Toni Reis convoca protestos arco-íris durante na porta da arena de Curitiba na Copa por pura motivação eleitoral, contam adversários. Ele será candidato a deputado federal e usará o evento para palanque.

Bicadas

Aécio Neves deve anunciar em Janeiro Pimenta da Veiga como candidato ao governo de Minas. Ele tirou o ex-ministro de seu escritório de advocacia em Brasília e o puxa a reboque em viagens políticas. É que a turma de Marcus Pestana, o outro pré-candidato, faz pressão. O grupo de Pimenta teme que Pestana, com maioria de aliados, cresça mais.

Dragão interno

Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, deixou recado velado no Senado. Disse que há uma tendência de alta principalmente nos produtos que não são transacionados internacionalmenteEntrelinhas, os importados não atingem a inflação.

Inflação do bairro

Isso explica a alta nos serviços básicos, como o do jardineiro, do borracheiro, barbeiro, sem concorrência estrangeiraA não ser que Dilma crie o ‘Mais BarbeirosMais..

Alma lavada 2 

Quem está todo-todo é o ministro da Aviação, Moreira Franco, após o sucesso de arrecadação do leilão do Aeroporto do Galeão. A pressão palaciana era diária, horária.


Ponto final

Como coube tanto ego presidencial naquele AeroDilma que voou para a África?

________________________________________

Com Maurício Nogueira, Luana Lopes e Equipe DF e SP


Leia mais sobre: Leandro Mazzini