05 de dezembro de 2025
Limpeza urbana • atualizado em 22/04/2025 às 10:06

Limpa Gyn divulga relatório de um ano do consórcio e aponta melhoria na coleta de lixo

No período foram recolhidos 1,3 bilhão de toneladas de resíduos
Foto: Divulgação/Secom
Foto: Divulgação/Secom

Prestes a completar um ano de operação na limpeza pública de Goiânia, nesta quarta-feira (23), o Consórcio Limpa Gyn divulgou relatório do serviço durante o período. A empresa é responsável pela execução de cinco serviços essenciais para a manutenção do asseio de uma cidade: coleta domiciliar e seletiva, remoção de entulho e cata-treco, e varrição mecanizada.

Conforme relatório, houve melhoria na coleta de lixo da capital, visto que no período foram recolhidos 1,3 bilhão de toneladas de resíduos, somados aos números da coleta domiciliar e remoção de entulho, de mais de 700 bairros.

O plano de trabalho, aperfeiçoado com a realidade da população, segundo a empresa, e seguido por monitoramento em tempo real, prevê serviços em vielas, ruas, avenidas, setores centrais, periféricos, casas, prédios, condomínios e todo tipo de comunidade.

Para tanto, a empresa criou quatro garagens em regiões estratégicas, para otimizar e agilizar os serviços e com equipes em todas das frentes de serviço, composta por caminhões, motoristas e três coletores. Em três garagens são seis saídas diárias de dezenas de caminhões. Já na matriz, na Avenida Perimetral, são 10 saídas diárias, com centena de veículos.

Toda a estrutura, que abriga cerca de 1.200 colaboradores e uma frota com 240 caminhões, máquinas, equipamentos e veículos leves, de acordo com o consórcio, é destinada a coletar o lixo diariamente e ininterruptamente, que a população de cerca de 1,5 milhão de pessoas produz, minuto a minuto, de resíduos, detritos e sujeira.


Leia mais sobre: Cidades