11 de agosto de 2024
Política • atualizado em 13/02/2020 às 00:06

Líderes partidários avaliam que índices de pré-candidatos em pesquisa estão dentro da realidade

Os pré-candidatos a prefeito de Goiânia dos partidos que compõem a base de sustentação do governador Marconi Perillo (PSDB) não tiveram bom desempenho na pesquisa Serpes divulgada neste domingo pelo jornal O Popular. O que apresentou melhor desempenho foi Luiz Bittencourt (PTB), com 2,6% das intenções de voto.

O petebista argumenta que a população ainda não está preocupada com a sucessão municipal na capital. “78% da população segundo essa pesquisa não está discutindo o processo sucessório e ainda não escolheu o candidato. Os mais populistas vão estar na frente mas à medida em que as propostas forem sendo colocadas, o conhecimento sobre Goiânia, a inovação que queremos levar para a administração, eu não tenho dúvida que irei crescer”, afirmou.

O pré-candidato do PSD, Francisco Júnior, partilha de pensamento semelhante. Ele argumenta que não houve um fator novo a não ser a saída de Iris do processo, mas que para ele não atinge as figuras menos conhecidas do eleitorado que poderão estar na disputa.

O resultado pra mim não é surpresa porque o fato novo foi a saída do Iris e não alcança os demais candidatos mais desconhecidos. Não houve nenhuma alteração com relação aos candidatos menos lembrados fora da margem de erro. Não houve mudança. Com relação a migração de votos para o delegado Waldir eu achei que foi aquém. O grande receptador de votos até agora foi Branco e Nulo, entendendo até que na Espontânea subiu para 78%. A campanha está totalmente aberta”, argumentou.

Vilmar Rocha, presidente estadual do PSD avaliou a pesquisa de forma semelhante. Para ele o quadro ainda está embaralhado.

“A pesquisa está certa, ela é uma foto do momento. Você nota o aspecto que o número de indecisos é muito grande. Na Espontânea quase 80%. Nos últimos dias não teve nenhum fato novo fora a saída do Iris, mas nos outros partidos nenhum fato novo. O eleitorado ainda está completamente distante. O quadro ainda está embaralhado. É cedo para fazer uma avaliação mais definitiva”, destacou.

O presidente do PSDB de Goiânia, Rafael Lousa, questionado sobre o desempenho do pré-candidato do partido, Giuseppe Vecci, ele concorda com o levantamento, pois é uma fotografia de momento. Ele entende que a pesquisa espontânea, ou seja, aquela em que não é apresentado nenhum nome ao eleitor é a que mais retrata precisamente a situação dos pré-candidatos neste instante.

“Não questiono pesquisa que é a fotografia do momento. É a primeira pesquisa após o anúncio da desistência da pré-candidatura do ex-prefeito Iris e um reflexo dos nomes mais conhecidos do eleitor. Ao meu ver a pesquisa que reflete mais precisamente é o momento é Espontânea, em que o 1º lugar tem 4,6%. 78% da população ainda não definiu quem vai ser candidato. O cenário ficou mais favorável para a base do governador Marconi com a saída de Iris Rezende”, afirmou.

Leia mais

Votos de Iris migram para Waldir e Vanderlan, indica pesquisa Serpes/O Popular


Leia mais sobre: Política

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários