O prefeito Sandro Mabel (UB) foi contundente nas críticas a respeito da atuação do líder do governo, vereador Igor Franco (MDB) no episódio da aprovação para instalar a Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o Consórcio Limpa Gyn. Na Câmara Municipal, o clima é de expectativa de que a portaria de instalação seja publicada nesta quinta-feira (21).
Mabel acusa líder Igor Franco de orquestrar abertura da comissão
Mabel acusou o líder de ter orquestrado a CEI, sinalizando em alguns momentos que pretende reavaliar a presença de Franco na liderança do governo. “Ele que montou o ‘rolo’ de CEI, disso e daquilo, então, se conseguiu montar, [ele é] líder, então desmonte também (risos). [Ele] está em teste”, afirmou Mabel durante evento para lançar o projeto de canalização do Córrego Cascavel, em Campinas, durante a tarde dessa quarta.
O prefeito ora indicava que não se importa com a comissão, ora que ela o desagradou. “É, é estranho, porque a forma que eles [vereadores] fizeram, eles fizeram sem falar comigo, inclusive o líder não falou comigo quando foi fazendo”, destacou. Mas ele não citou pressão por cargos ou emendas parlamentares, como circula nos bastidores da Câmara.
Prefeito diz que não teme a investigação da CEI
Não entendo pra que essa CEI se está aberto para eles fiscalizarem dentro do meu mandato, não coisa passada. O prefeito anterior deve estar feliz por a CEI estar sendo puxada para meu mandato, [deve estar] me achando corajoso (risos)” – Sandro Mabel
Por outro lado, perguntado pelos jornalistas que faziam a cobertura do evento quais preocupações a instalação da CEI da Limpa Gyn lhe gerava, Sandro Mabel disse que nenhuma.
Ao jornalista e editor-geral do Diário de Goiás, Altair Tavares, que lembrou que uma preocupação seria uma CEI recomendar o fim de um contrato como o da Limpa Gyn, ele disse: “Se for pra cancelar, cancela e vamos arrumar outro contrato. Se o contrato estiver errado, vamos cancelar mesmo. Mas eu não vi erro”, afirmou.
Não tenho nenhum tipo de preocupação com CEI nenhuma. Por mim, pode montar umas dez ali” – Sandro Mabel
Mabel cobra lealdade do líder do governo na Câmara
Ainda sobre a atuação de Igor Franco como um dos protagonistas para a instalação do processo investigativo, Mabel indicou que não viu camaradagem da parte do vereador aliado.

Líder tem que ser um camarada que, quando você aceita ser líder de alguém, você tem que defender, ou então você perde para sair” – Sandro Mabel
Mas em seguida o prefeito disse que acredita que Franco vai ter outra postura. “Eu acredito que ele deva voltar aí a defender a nossa gestão.
Prefeito compara atual gestão com a administração passada
“Ele disse que essa CEI não tem nada a ver com a gente [com a atual gestão]. (…) Mas eu falo, olha, não é que não tem nada a ver. O que eu quero é que vocês [vereadores] me ajudem a fiscalizar, vocês não vão fazer nada para trás [sobre a gestão passada], ninguém vai ver o lixo que foi recolhido, os caminhões não têm câmeras. Não tinha monitoramento, não tinha nada, e hoje eu consigo ver”, comparou.
Sandro Mabel ameniza clima ruim com líder diz que entregou situação ‘para Jesus’
Por conta disso e de o contrato ser o mesmo que havia, ele questionou a forma de agir do líder, “vai fazer sim, para quê? Mas depois amenizou. “Eu já entreguei para Jesus isso daí, aí ele [o líder] está lá e deixa para lá”, concluiu.
Igor Franco rebate e afirma garantir governabilidade da gestão
Procurado para comentar as falas do prefeito, o vereador Ígor Franco enviou uma nota onde destaca que tem desempenhado seu papel de líder dando aprovação às matérias de interesse do prefeito e garantido a governabilidade da gestão.
Em todo tempo de líder do Governo, aprovamos 100% dos projetos encaminhados pelo paço. Minha missão é essa, garantir a GOVERNABILIDADE e isso tenho feito juntamente com a base com muito zelo, respeito e compromisso” – Ígor Franco.
Leia mais sobre: CEI da Limpa Gyn / Igor Franco / Sandro Mabel / Goiânia / Política

