07 de janeiro de 2025
Eleições 2026

Líder do PT na Câmara “comemora” candidatura de Gusttavo Lima e controle perdido por Bolsonaro

Nos bastidores de Bolsonaro, a avaliação é que Lima está, na verdade, fazendo "jogo cassado" com outro nome cotado para o Planalto
Para o parlamentar, a decisão de Lima indica uma divisão crescente dentro do bolsonarismo. (Foto: Divulgação/PT).
Para o parlamentar, a decisão de Lima indica uma divisão crescente dentro do bolsonarismo. (Foto: Divulgação/PT).

Futuro líder do PT na Câmara, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) celebrou o anúncio de que o cantor Gusttavo Lima pretende se candidatar à Presidência da República em 2026. Para o parlamentar, a decisão de Lima indica uma divisão crescente dentro do bolsonarismo, sinalizando que o ex-presidente Jair Bolsonaro “não tem mais o controle de nada”.

“A intenção do cantor Gusttavo Lima de se candidatar à presidência está criando rachaduras no bolsonarismo. Bolsonaro sabe que não tem mais controle de nada! Estão chamando o cantor de traidor!”, afirmou Lindbergh, em um tom crítico à reação de grupos bolsonaristas.

A revelação de que o cantor planeja entrar na disputa presidencial foi feita na quinta-feira (2) pelo Metrópoles. Segundo Lima, o Brasil “precisa de alternativas” para o cargo, o que pode ser interpretado como uma insatisfação com as opções políticas tradicionais.

Nos bastidores de Bolsonaro, segundo o Metrópoles, a avaliação é que Lima está, na verdade, fazendo “jogo cassado” com outro nome cotado para o Planalto: o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Fontes próximas ao ex-presidente acreditam que Caiado usaria a candidatura de Lima para se blindar de críticas oriundas de bolsonaristas, evitando o confronto direto e fortalecendo sua posição sem se expor diretamente.

Essa movimentação evidencia um cenário de tensão e fragmentação dentro do campo político que antes era alinhado com Bolsonaro, refletindo a crescente disputa pelo controle da narrativa e pela conquista de apoio nas próximas eleições.


Leia mais sobre: / / / / Brasil / Política