Após 19 meses de execução, foi entregue pela Prefeitura de Goiânia, o complexo viário Mauro Borges, no cruzamento da Marginal Botafogo com a Rua 88, nos setores Sul e Jardim Goiás. O trânsito já estava liberado no sentido sul norte desde junho. Com a liberação da pista no sentido norte-sul, mudanças no trânsito foram promovidas.
As alterações passaram a valer a partir desta sexta-feira (24). O objetivo da ação é eliminar os congestionamentos que ocorrem na região. Na marginal Botafogo com Avenida Jamel Cecílio – fica proibida a conversão à esquerda da marginal para a referida avenida no sentido norte-sul. Na marginal Botafogo com avenida A – fica proibida a conversão à esquerda da Avenida A para a marginal, sentido Praça do Cruzeiro/Serra Dourada. Por fim, na Rua 115 com Rua 88 ficam proibidas as conversões à esquerda no cruzamento semaforizado.
Com três viadutos, obra foi realizada integralmente com recursos da administração municipal, num investimento de R$ 15 milhões. Foram colocadas 50 placas de sinalização nesta região. De acordo com o secretário municipal de Trânsito, José Geraldo Freire, agentes de trânsito ficarão em toda esta primeira semana orientando as pessoas.
Em horário de pico, cerca de 40 mil veículos passam na região do cruzamento da Marginal com a 88. Questionado se a liberação do viaduto poderia trazer problemas no cruzamento seguinte , na Marginal com a Jamel Cecílio, o secretário de trânsito destaca que as alterações promovidas ajudarão a minimizar o impacto.
“Essa é uma regra do trânsito, sempre que você resolve o congestionamento num ponto, você joga o fluxo de veículos para o ponto seguinte. Neste sentido transferindo para o ponto seguinte que é a Jamel Cecílio com a Marginal e a Leopoldo de Bulhões, a gente já fez a intervenção que é a retirada do semáforo de 3 tempos, fazendo o acesso pela PL 3, tudo isso pra melhorar”, ressalta o secretário.
Durante a inauguração da obra, o prefeito Paulo Garcia destacou que as mudanças feitas são necessárias para evitar o tempo de parada dos motoristas nos semáforos.
A obra deveria ter sido entregue no dia 24 de outubro do ano passado. Entre os problemas existentes, houve a falta de pagamento da prefeitura de Goiânia junto a empresa executora dos serviços. O prefeito entende que tudo isso é questão superada e que recebe as críticas com humildade.
“Estamos resgatando os compromissos dos viadutos, estão os três terminados e prontos para utilização, e aos poucos, com responsabilidade e tranquilidade, vamos oferecer mais à população”, destaca.
Leia mais sobre: Cidades