Nova rodada da pesquisa Poder Data indica que o petista Luiz Inácio Lula da Silva teria 18 pontos de vantagem sobre o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) em um hipotético segundo turno das eleições em 2022. O ex-presidente teria 52% contra o capitão reformado.
A pesquisa também apresentou uma piora no desempenho de outros candidatos. No último levantamento, além de Lula, o pedetista Ciro Gomes também venceria Bolsonaro num eventual segundo turno. Agora, o cenário mudou e ele não levaria. O Poder Data constatou, no entanto, que mesmo com Bolsonaro exposto em meio a CPI da Covid e a crise do coronavírus que não para de ver suas mortes aumentarem o presidente segue com apoio fiel de 1/3 do eleitorado. Os ruídos não abalam o bolsonarismo raiz.
O Poder Data também mostra uma possível força por parte do empresário e apresentador Luciano Huck que venceria Bolsonaro num eventual segundo turno por 48% a 35%. Sinal que uma terceira via, pode não estar tão longe de ser pensada assim.
João Doria (PSDB) e Sérgio Moro (sem partido) também foram testados e o ceário é de empate técnico: Bolsonaro teria 38% contra 37% que o governador paulista teria. O mesmo resultado poderia ser encontrado quando se trata do ex-ministro da Justiça. Ciro Gomes empata, no atual cenário.
A pesquisa foi realizada em todo o Brasil e ouviu 3500 entrevistas durante os dias 12 e 14 de abril e apresenta o cenário do momento em relação à política nacional num contexto em que o Brasil vê a maior média móvel de mortes em torno ao coronavírus, Estados fechados e incertezas sobre a recuperação da economia.