O letreiro “Eu Amo Gyn” passou por revitalização por equipes de ajardinamento da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Com essa ação, o órgão espera que a beleza do monumento localizado no Complexo Viário Mauro Borges, entre os cruzamentos da Marginal Botafogo com a Rua 88, nos setores Sul e Jardim Goiás, dure mais tempo, já que essas novas espécies são mais resistentes à chuva e ao calor solar.
A obra com 21 metros de comprimento faz alusão a “Eu amo Goiânia” e já é considerada cartão postal da Capital. As cinco letras de três metros de altura ganharam 700 mudas de floração pingos-de-ouro, enquanto o coração de cinco metros de altura recebeu 600 mudas da espécie iresine vermelho. As plantas foram inseridas em pequenos vasos e encaixados numa estrutura metálica construída com as sobras de chapas utilizadas na fabricação de lixeiras.
As espécies iresines são arbustivas podendo chegar a 1,20 m de altura e tem talos semi-lenhosos na base, forma arredondada e folhagem ornamental. Suas folhas são vermelhas vibrantes com nervuras em rosa nas formas ovaladas, se destacando das flores que são bem pequenas na cor branca. Já a espécie pingo-de-ouro tem tom amarelo e fica com cor mais exuberante se exposto a sol pleno, facilitando assim, a manutenção de poda e a rega regular. As colorações das duas espécies são contrastantes, o que dá um charme ainda maior ao monumento.
Para o presente da Comurg, Aristóteles de Paula, o letreiro é mais um projeto de paisagismo implantado pela atual gestão, que busca ideias sustentáveis com o uso de elementos naturais e recicláveis. “Essa revitalização faz parte da programação de ação da Prefeitura em comemoração aos 85 anos de fundação de Goiânia celebrado no último dia 24”, conta.
Leia mais sobre: Cidades