23 de dezembro de 2024
Terras indígenas

Leonardo DiCaprio publica foto elogiando Lula e critica Jair Bolsonaro; veja o que ator escreveu

Artista hollywoodiano celebrou, em seu Instagram, a demarcação de seis terras indígenas feitas pelo petista
Leonardo Dicarpio aproveitou para escrever que Bolsonaro "paralisou as demarcações" e "violou os direitos dos povos indígenas" do Brasil. (Imagem: reprodução)
Leonardo Dicarpio aproveitou para escrever que Bolsonaro "paralisou as demarcações" e "violou os direitos dos povos indígenas" do Brasil. (Imagem: reprodução)

Leonardo DiCaprio publicou em seu Instagram, na tarde deste domingo (28), uma foto do presidente Lula (PT) com uma legenda em que celebra a demarcação de seis terras indígenas no Brasil, elogia o petista e critica o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na imagem, o presidente aparece assinando a demarcação, ao lado de Sônia Guajajara ,Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, e outros representantes indígenas.

Na legenda, o ator hollywoodiano escreveu que se trata de uma vitória. “Em uma vitória para os direitos indígenas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a demarcação de seis terras indígenas: TI Arara do Rio Amônia, TI Kariri-Xocó, TI Rio dos Índios, TI Tremembé da Barra do Mundaú, TI Avá-Canoeiro e TI Uneiuxi”.

Logo depois, vem a crítica ao governo anterior. “Esse progresso ocorre depois que o governo anterior não apenas paralisou as demarcações, mas violou os direitos dos povos indígenas do país”, escreveu o Leonardo Dicarpio.

O ator, inclusive, fez questão de escrever a mensagem em inglês, mas também em português, para que todos pudessem compreender, mesmo sem falar sua língua de origem. Confira a mensagem na íntegra:

“Em uma vitória para os direitos indígenas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a demarcação de seis terras indígenas: TI Arara do Rio Amônia, TI Kariri-Xocó, TI Rio dos Índios, TI Tremembé da Barra do Mundaú, TI Avá-Canoeiro e TI Uneiuxi. Esse progresso ocorre depois que o governo anterior não apenas paralisou as demarcações, mas violou os direitos dos povos indígenas do país.

Lula também:

assinou um decreto para estabelecer um comitê voltado para a proteção, recuperação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais em territórios indígenas;
reiniciou o Conselho Nacional de Política Indigenista, que permite a participação igualitária dos povos indígenas na apresentação e no monitoramento da aplicação de políticas públicas voltadas para os povos indígenas; garantiu mais de US$ 2,4 milhões para o desenvolvimento econômico e a recuperação das comunidades indígenas Yanomami na Amazônia. Parabéns a todos os envolvidos nessas conquistas fundamentais.

Vale lembrar que Leonardo Dicaprio é um defensor dedicado do meio ambiente e já foi elogiado por vários grupos ambientalistas e instituições pelo seu trabalho, incluindo a ONU, que o nomeou seu representante das alterações climáticas em 2014. Ou seja, o trabalho do ator em prol da natureza e de povos originários já faz diferença há mais de 10 anos.


Leia mais sobre: Variedades