O grande ídolo do futebol brasileiro, Mario Jorge Lobo Zagallo, morreu aos 92 anos na noite desta sexta-feira (5) no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro. O ex-jogador estava internado desde o último dia 26 de dezembro e teve falência múltima de órgãos devido a progressão de comorbidades já existentes.
A morte foi comunicada em seu perfil nas redes sociais. “Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, dizia a publicação.
Com a saúde debilitada há um tempo, devido a idade avançada, o ex-jogador já havia passado por algumas internações hospitalares em 2023. A última delas foi em setembro, por infecção urinária. Conhecido pelo bordão “Vocês vão ter que me engolir”, Zagallo deixa seu legado para o futebol brasileiro.
Em seu histórico profissional no futebol, Zagallo colecionava várias conquistas e títulos. O ex-jogador era tetracampeão mundial no esporte, vencedor das Copas do Mundo de 1958 e 1962, como jogador, de 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico. Única pessoa a estar presente em quatro títulos mundiais da modalidade esportiva.
O velório do ídolo do futebol será na sede da CBF na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, aberto ao público a partir das 9h30 do domingo (7). O sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério São João Batista.
Vários clubes do Brasil prestaram homenagens à Zagallo nas redes sociais. Entre eles Atlético, Goiás e Vila Nova no futebol goiano.