Por iniciativa do deputado Francisco Jr (PSD), ocorreu na manhã desta quarta-feira (23), uma audiência pública para debater a Lei nº 19.406, que dispõe sobre a assistência religiosa nos hospitais públicos e privados do Estado de Goiás. A sessão aconteceu no Auditório Solon Amaral do Palácio Alfredo Nasser.
Durante a audiência, foi reproduzido um vídeo que retratou a importância da assistência religiosa no ambiente clínico hospitalar e o deputado Fracisco Jr usou do momento para fazer uma conceituação histórica da lei. “Nossa constituição garante que as pessoas possuam uma religião e garante esse direito em todos os locais. Existem situações de excesso, seja do religioso ou do agente do hospital e é isso que essa lei quer regulamentar”, ressaltou. Além disso, o deputado pontuou que a norma precisa ser acolhida por todo ambiente de saúde de forma ordeira, de forma que, tanto quem atende quanto quem está sendo atendido, estejam esclarecidos e possam se beneficiar de seus direitos.
A mesa diretora dos trabalhos foi presidida por Francisco Jr, autor da proposta, juntamente com o presidente da Associação dos Hospitais de Goiás (AHEG), Fernando Honorato, o presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás (Ahpaceg), Haikal Yaspers, e o presidente da Comissão Especial de Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados (OAB-Goiás), Walter de Paula Silva.
Já a mesa representante da arquidiocese de Goiânia foi composta pelo padre Rodrigo Ferreira, o representante da Igreja Evangélica, pastor Wesley Carvalho, o representante da Igreja Ortodoxa, Padre Rafael Magul, e o vice-presidente da Federação Espírita, João Minelli Neto.
Leia mais sobre: Cidades