29 de agosto de 2024
Mundo

Lei do Universo: astrônomos testemunham fenômeno que pode ser o fim do Planeta Terra; entenda

Se a humanidade não se destruir em cinco bilhões de anos, deste evento ela não escapará
Sol engolindo planeta. (Créditos: NASA/Caltech/Reprodução)

Não é novidade a revelação de astrônomos sobre a expansão de estrelas. Estudos mostram que um Sol, quando se aproxima do fim de existir, cresce de 100 a 1.000 vezes seu tamanho e engole tudo que estiver por perto, ou seja, planetas. E é isso que vai acontecer com todos, inclusive pode ser este um fim do Planeta Terra, se ele durar, ao menos, cinco bilhões de anos.

Acontece que, finalmente, astrônomos testemunharam, pela primeira vez, em um amplo estudo internacional, uma estrela engolindo um planeta. Isso foi o que disse a Nasa nesta quinta-feira (4). Os profissionais que estudam o Universo observaram a expansão de uma estrela no fim de sua existência e engolindo um dos planetas do seu sistema, tudo visto com a utilização do telescópio Gemini South, no Chile.

A evidência que revela o fenômeno foi detectada pela equipe a partir de uma explosão de “longa e baixa energia” de uma estrela na Via Láctea a cerca de 13.000 anos-luz da Terra. Aliás, estima-se que este tipo de evento ocorra poucas vezes por ano em toda a Via Láctea, a galáxia à qual pertencemos. Apesar disso, nada parecido havia sido testemunhado de tal forma. Ainda segundo o que foi revelado, a explosão que engoliu e levou ao fim do planeta durou, aproximadamente, 100 dias.

Um dos astrônomos envolvidos, Ryan Lau, afirmou, no estudo publicado pela revista Nature, que “essas observações fornecem uma nova perspectiva para encontrar e estudar bilhões de estrelas em nossa Via Láctea que já consumiram seus planetas”.

Leia mais sobre: Notícias do Estado