22 de dezembro de 2024
Leandro Mazzini

Lei do silêncio decola em Minas

Nenhum dos 76 deputados da Assembleia de Minas provocou até ontem à noite a Mesa Diretora para pedir investigação na Comissão de Ética da Casa por quebra de decoro parlamentar contra o estadual Gustavo Perrella (PSDB-MG), filho do senador Zezé Perrella (PDT). Tampouco o bloco de 21 deputados do PT, PRB e PMDB, que se diz ‘oposição’. Perrellinha apadrinhou Rogério Antunes na 3ª Secretaria da Casa, com R$ 1.700. Antunes é o piloto do helicóptero da família Perrella flagrado pela PF no Espírito Santo com 450 kg de cocaína na aeronave. A origem e o destino da droga são mistério.


Costas quentes

Perrellinha tem costas quentes. O pai, o senador Perrella, fez a fortuna da família com frigoríficos e negociando jogadores, e tem influência suprapartidária no Estado.

Conglomerado

A base do governo na Alemg é tão ampla que até PCdoB e PMDB, aliados nacionais do PT, são governistas em Minas. Só petistas são oposição, e mesmo assim se calaram.

Na moita

Na Segunda, os telefones do gabinete do senador Perrella não atendiam. Perrellinha viajou para Brasília e se reuniu com o advogado Antônio Carlos de Almeida, o Kakay.

Vaga hereditária

Acredite. O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) quer criar a vaga hereditária em órgãos públicos e no setor privado. Seu PL 6794 propõe que, caso a mulher se licencie por mais de 15 dias, a vaga deve ser ocupada pela filha, ‘desde que preenchidos os requisitos legais’. Ou seja, se houver gente de melhor currículo, não vale.

Desova aérea

A Infraero jura que não tem nada, nada disso. Mas fonte da alta assegura que um caminhão foi alugado com a caixinha da direção para desovar material publicitário e outros tipos de documentos numa fazenda do Gama, satélite de Brasília.

Raios X paulistano

A despeito dos protestos nas ruas, pesquisa da Cause descobriu que 51% dos paulistanos são apartidários. A outra metade tem perfil eclético: esquerda (18%), direita (15%) e centro (15%). Dos ouvidos, os anarquistas são declaradamente 1%.

Linha direta

A Cause entrevistou por telefone, via linha fixa, mil pessoas maiores de 16 anos, entre 10 e 13 de outubro. Comandam a agência Rodolfo Guttilla e Leandro Machado.

Tabela fixa

Os R$ 20 mil cobrados por José Dirceu para gerir o Hotel Saint Peter em Brasília era o que cobrava de grandes empresários como consultor abre-portas no governo.

Grito no celeiro

O loteamento político na Conab é tão latente, apesar da lupa da CGU e da PF, que os funcionários de carreira enviaram para a direção manifesto propondo mudanças na gestão: ‘com indicação de dirigentes com base em mérito curricular’.

Tô nem aí

Com Jaques Wagner decidido a lançar Rui Costa, da Casa Civil, à sua sucessão no governo da Bahia, o presidente Lula, que esteve lá, nem fez afago aos preteridos Walter Pinheiro e Sérgio Gabrielli. Só os mandou ‘ter juízo’.

Recado & Provocação

Rescaldo da polêmica das Biografias não Autorizadas. Para quem não sabe, só começou a briga entre Roberto Carlos e Caetano, divididos sobre o tema. O ‘Rei’ escalou a funkeira desafinada Anitta para cantar ‘Força Estranha’ no especial da Globo.

Manobra..

Esta é uma consulta claramente destinada ao futuro do deputado mensaleiro e médico Pedro Henry (PP-MT). A Presidência da Câmara requereu à CCJ parecer sobre a possibilidade de ‘exercício concomitante da medicina e do mandato parlamentar’.

..presidencial

É uma prova de que o presidente Henrique Alves (PMDB-RN) tem sido generoso com os mensaleiros suprapartidários. Cassação por ora, nem pensar. São 4 deputados na fila.

O mala

É grande a romaria de blogueiros e até um colunista ao GDF para conversar com o homem da publicidade. André Duda tem comprado o silêncio dos críticos ao governo.

Ponto Final

O Papa Francisco anda visivelmente abatido.

________________________________________

Com Maurício Nogueira, Luana Lopes e Equipe DF e SP


Leia mais sobre: / / / / Leandro Mazzini