A lista dos habilitados pela 1ª etapa da Lei Aldir Blanc em Goiás será divulgada na quinta-feira (7). Segundo a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o prazo já contempla o período de análise de recurso.
Antes, a divulgação estava marcada para a última sexta-feira (1). Todavia, a data referia-se ao início das avaliações das propostas enviadas pelos artistas até 30 de setembro.
De acordo com a Secult, as alterações no cronograma, não interferem nas etapas em andamento dos editais. Portanto, informa a pasta, não haverá prejuízos aos participantes do certame.
Lei Aldir Blanc
Por meio dos 20 editais, serão distribuídos à classe artística quase R$ 47 milhões. O dinheiro contempla propostas de artes visuais, artesanato e arte popular, audiovisual, arte feminina, pontos de cultura, circo, trajetória cultural, cultura popular, cultura Kalunga e quilombola.
Também são beneficiadas obras de crianças e adolescentes, dança, fomento a bibliotecas comunitárias e museus, festivais e eventos de artes, direitos humanos, hip-hop, letras, teatro e música, gastronomia, além de propostas focadas nas tradições e no saber goiano.
A Lei Aldir Blanc foi criada durante a pandemia de covid-19. Ela visa apoiar artistas e projetos culturais que tiveram seu trabalho afetado pelas restrições. Para orientar as inscrições, o governo chegou a realizar eventos ‘tira-dúvidas’. A ideia era ensinar aos artistas como se inscrever no Mapa Goiano.
Leia mais sobre: Cultura / Lei Aldir Blanc / Secult Goiás / Cidades