Uma leoa foi morta por um leão durante o processo para acasalamento em um zoológico na Bélgica. O incidente aconteceu no último dia 7, mas informações vieram à tona pelo jornal britânico Daily Mail nesta semana. De acordo com o periódico, os felinos, apelidados de Nestor e Maya, estavam se adaptando um ao outro, mas o leão acabou mordendo o pescoço da parceira e a matando.
Os profissionais, que atuavam no programa de reprodução de espécies ameaçadas de extinção, acompanharam toda a cena. O macho, de 12 anos, pertencia ao Zoológico de Antuérpia, também na Bélgica, e foi transferido para o Parque Bellewaer, onde ficava a leoa, para que ambos acasalassem.
Ainda de acordo com o Daily Mail, antes de terem o primeiro contato físico, os felinos selvagens passaram por um processo de adaptação de convivência, mas separados por barreiras. Neste período, não houve sinal de agressão durante o método adaptativo dos bichos, mas, na última semana, quando retiraram os obstáculos para tentar fazer uma aproximação, o leão, segundo as testemunhas, começou a mostrar sinais de “fúria”.
A leoa acabou tendo o pescoço arrancado pelo leão, conforme publicado. Tratadores ficaram assustados e teriam tentado ajudar a leoa ferida, mas sem sucesso. O porta-voz do zoológico, Filip Van Dorpe, classificou o ataque foi “muito lamentável”.
“Eles continuam sendo animais selvagens, é claro que isso também acontece na natureza. Lamentamos profundamente isso, todos em Bellewaerde estão arrasados. Passamos do orgulho à tristeza em um dia”, disse ele. Agora, o leão passará por um período de espera antes de ser apresentado a outras leoas.