A décima e última etapa da temporada da Fórmula Truck foi disputada ontem (6), no Autódromo Ayrton Senna, em Londrina, no Paraná, e confirmou o tricampeonato de Leandro Totti. A prova foi liderada de ponta a ponta por Paulo Salustiano, que não conseguiu evitar a vitória do campeonato de Totti. O segundo colocado na prova foi o piloto Felipe Giaffone, que também disputava o título da temporada, mas terminou na terceira colocação.
Com o resultado da prova final, a MAN Latin América (Volkswagen) conquistou o título entre as marcar, com a Mercedes-Benz em segundo.
Veja o vídeo:
{youtube}u0Fzv_pZpJw{/youtube}
Na volta inicial da primeira fase, Salustiano superou o pole position Giaffone e manteve a ponta até o final. Totti, que largou em quarto lugar, ultrapassou Diogo Pachenki e Giaffone e marcou fundamentais pontos para a conquista. Na segunda fase, Giaffone retomou o segundo lugar de Totti e em vários momentos fez pressão sobre Salustiano, que mostrou muita maturidade para se manter na frente.
Quando faltavam cerca de seis minutos para o encerramento, André Marques escorregou no óleo, bateu forte na proteção de pneus e seu MAN TGX capotou. Em mais uma demonstração da excelente segurança oferecida pelos caminhões da Fórmula Truck, André deixou, sozinho, o cockpit sem qualquer problema. O acidente levou a direção de prova a determinar a entrada do caminhão de segurança e, devido à falta de tempo, a prova foi encerrada com bandeira amarela. Totti já tinha sido campeão em 2012 e 2014.
Veja a classificação final:
- 1) Leandro Totti (campeão), 369 pontos
- 2) Paulo Salustiano, 367
- 3) Felipe Giaffone, 360
- 4) Diogo Pachenki, 275
- 5) Djalma Fogaça, 269
- 6) André Marques, 268
- 7) Wellington Cirino, 243
- 8) David e Pedro Muffato, 193
- 9) Jaidson Zini, 179
- 10) Raijan Mascarello, 178
Leia mais sobre: Esportes