A Polícia Federal realiza a 32ª fase da Operação Lava-jato. Batizada de Caça-Fantasmas, a operação cumpre 17 mandados em São Paulo, Santos e São Bernardo do Campo, sendo sete conduções coercitivas e dez de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Federal, foi identificada uma instituição financeira panamenha que atuava no Brasil sem autorização do Banco Central para abrir contas no país e viabilizar fluxos ao exterior.
Há elementos de que o banco, ao funcionar como uma verdadeira agência, tinha como produto a comercialização de empresas offshores registradas pela Mossack Fonseca, que já foi alvo da 22ª fase da operação.
Na segunda-feira (4), já havia sido realizada a 31ª fase da operação e mirou as investigações para o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes). Segundo o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF), o Consórcio Novo Cenpes teria pago R$ 39 milhões em propina para conseguir um contrato na Petrobras entre 2007 e 2012. Entre os beneficiários do dinheiro estaria uma escola de samba.
Leia mais sobre: Brasil