O laudo técnico de avaliação do Edifício Catas Altas atestou que, após todas as verificações necessárias, não existem riscos ao residencial e que os moradores já podem retornar. O prédio teve que ser evacuado depois de um desabamento de parte da Rua 1128, no Setor Marista, na madrugada de segunda-feira (15). O documento é assinado pelo diretor da Geometria Fundações, empresa de Engenharia, Antônio Aparecido de Oliveira.
“Em relação a edificação do edifício Catas Altas, fizemos todas as verificações necessárias e podemos atestar com plena segurança que não existem riscos ao edifício decorrentes do evento ocorrido”, afirma o laudo.
De acordo com o laudo, é possível afirmar que as pequenas fissuras no piso do subsolo não estão relacionados ao evento e que foi feito um monitoramento, que “não apresentaram qualquer movimentação”.
O documento ainda esclareceu que o aparecimento de fissuras é natural em edificações vizinhas que estão em fase de execução de cortina de contenção, mas que os reparos serão executados. Além disso, o monitoramento continuará.
“Vamos permanecer monitorando toda a vizinhança, o que já é rotina da empresa. Desta forma, estamos liberando o retorno, com segurança, dos moradores do edifício Catas Altas”, afirma.
Posicionamento Opus Incorporadora
A Opus Incorporadora, por sua vez, lamentou novamente o incidente e destacou a ordem de providências tomadas. “Nossa primeira providência frente ao incidente foi garantir a segurança dos moradores vizinhos. Juntamente com a Defesa Civil visitamos o Edifício Catas Altas e, como prevenção, optamos por transferi-los para um hotel”, relatou por meio de nota.
Segundo a Opus, no decorrer do dia foram realizadas vistorias por especialistas que atestaram a segurança do retorno dos moradores, conforme o laudo apresentado. “Dessa forma, a incorporadora libera os moradores do Catas Altas para que retornem às suas residências com tranquilidade. O laudo também foi encaminhado a Defesa Civil, Conselho Regional de Engenharia do Estado de Goiás (CREA), Corpo de Bombeiros e demais órgãos pertinentes”, diz.