10 de agosto de 2024
Mês da Mulher • atualizado em 06/03/2022 às 17:42

Desfile inclusivo de diversidades marca lançamento do projeto “Goiânia por Elas”, no Lago das Rosas

Representantes de diversidades desfilaram no Lago das Rosas com vestimentas cedidas por comerciantes da Região da 44, Bernardo Sayão e Feira Hippie; confira na galeria de fotos
No lançamento do projeto "Goiânia por Elas", 34 mulheres desfilaram as diversidades. Foto: Secom/Prefeitura de Goiânia
No lançamento do projeto "Goiânia por Elas", 34 mulheres desfilaram as diversidades. Foto: Secom/Prefeitura de Goiânia

Lançado na manhã deste domingo (6), no Lago das Rosas, o projeto “Goiânia por Elas” contou com desfile inclusivo de representantes de diversidades com vestimentas cedidas por comerciantes da Região da 44, Bernardo Sayão e Feira Hippie. Além disso, houve palestras de conscientização para o fim da violência contra a mulher e empoderamento feminino e apresentação de dança flamenca e aulão comandado pela Secretaria Municipal dos Esportes.

“Sociedade evoluída é aquela em que a mulher se sente segura e respeitada. Queremos mostrar à população que todas merecem apoio. Nossas ações se fortalecem nesses dois aspectos”, frisou o prefeito Rogério Cruz, na abertura do evento. “A violência contra a mulher é algo que devemos combater, sempre. Um momento como esse não é para mostrar à mulher como ela deve ser, mas para lembrá-la de que merece respeito, em quaisquer circunstâncias”, acrescentou o gestor.

Em seguida, a primeira-dama do município, Thelma Cruz, destacou a importância do trabalho da mulher no combate à desigualdade social. “Temos que acreditar que somos imbatíveis para qualquer luta contra a desigualdade social. Acreditem em si mesmas. Vocês podem, sim, ser imbatíveis”, afirmou.

Na ocasião, 34 mulheres, entre elas crianças e idosas, desfilaram as diversidades. As mulheres que compareceram ao Lago das Rosas também puderam assistir à palestra sobre empoderamento feminino, com a coach Alyne Carneiro. “Nenhuma mulher pode ser subestimada. Todas nós temos história, aprendizados na jornada, e merecemos respeito”, disse a palestrante.

Uma das mulheres que subiram ao palco, a trans Yorhanna de Assunção, relatou o apoio que recebeu na Secretaria da Mulher, para onde se dirigiu em uma situação de extrema vulnerabilidade. “Lá, recebi orientações, acolhimento, e fui indicada para minha primeira entrevista de emprego. Hoje trabalho como auxiliar de cozinha. Essa ajuda mudou minha vida”, disse.

De acordo com a secretária de Política para Mulheres, Tatiana Lemos, o objetivo da Prefeitura de Goiânia, durante o Mês da Mulher, é conscientizar sobre a importância de se respeitar os direitos das mulheres. “Quando se mata uma mulher, se mata uma mãe, o destino de algumas crianças e uma família também”, enfatizou.

“Oito de Março é o dia das mulheres porque, ao reivindicarem condições justas de remuneração, 116 foram queimadas dentro de uma fábrica. E nós seguimos ainda hoje sendo perseguidas por simplesmente existirmos”, ressaltou a secretária Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Dra. Cristina Lopes.

As modelos que desfilaram durante o evento foram, de acordo com a Prefeitura de Goiânia: Kaiaia Suya, Alawero Meynako, Maísa Conceição Silva, Clara Carvalho Vieira, Thallyta Santos Poloniatto, Jaqueline Costa, Lídia Akalunga, Mariene Julieta da Costa, Juliana Ribeiro, Crisleusis Soares Barbosa, Rayssa Jessyca do Santos, Maria Lucia das Dores Ferreira, Isabela Judit, July Mariane, Amanda Abreu, Luma Chadud, Lorena Fontenele, Michele Dias, Cris Soares, Laysa Vitória, Eliane Evangelista, Rúbia Rosa, Caroline, Edilma Porto, Vera Lúcia, Sueli Vieira, Isabela Araujo, Camila Ferreira, Irani Fernandes, Madalena Santos, Anaya Suya, Ana Rúbia Santos, Mariana Romero, e Letícia Soares.

Confira a galeria de fotos divulgadas pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Goiânia:


Leia mais sobre: / Notícias do Estado

Comentários