A partir de agora, os ônibus do transporte coletivo passam a contar com câmeras de segurança.
Durante reunião do Fórum da Mobilidade, na sede da Federação das Indústrias de Goiás, foi lançado o sistema Olho no Ônibus.
Cada veículo do transporte coletivo receberá quatro câmeras de segurança. As imagens serão monitoradas em tempo real pela Secretaria de Segurança Pública.
O responsável pela pasta, Joaquim Mesquita, acredita que as câmeras nos ônibus poderão ajudar nas estratégias de segurança.
“Eu tenho certeza que a medida é positiva. Câmeras quando são instaladas ajudam na redução de criminalidade e na identificação de criminosos”.
O cidadão ainda em caso de ver alguma ação suspeita, poderá mandar uma mensagem via SMS ou Whatsapp sobre o que está acontecendo. O Telefone é : 8591-8952 e deve informar o nome do terminal ou número do ônibus.
Melhoria na qualidade:
Durante a reunião do Fórum também foi apresentado um cronograma de melhorias no transporte coletivo.
Um dos pontos destacados pelo setor empresarial é o aumento no número de viagens. Foram mais de 11 mil viagens por dia.
Para a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG), Helenir Queiroz. a médio prazo uma das metas será das empresas não mais repassarem 1% da tarifa para a CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos )e investirem em melhorias no sistema.
“ Logo a Prefeitura de Goiânia abra mão da tarifa que os usuários pagam para sustentar a CMTC, as empresas poderão investir em qualidade, por exemplo, em melhorar os pontos de ônibus”, ressalta a presidente da ACIEG.
Hoje este 1% da tarifa é utilizado para manutenção da CMTC e viabilização de suas ações. Para Helenir Queiroz, este fator não prejudicará a fiscalização do sistema.
Para que o transporte continue avançando, a presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Patrícia Veras, informa que aguarda decisão judicial para que o órgão volte a fiscalizar se as empresas de ônibus estão ou não cumprindo os horários das viagens.
Já o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que também é o presidente da Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC) acredita que o transporte público na capital vai apresentar profundas melhoras a partir do início da implantação de novos corredores para o transporte coletivo.
“ Penso que os resultados serão sentidos a cada dia, por todos os usuários, mais significativamente com a implantação de mais seis corredores do transporte coletivo, que vai permitir mais tranquilidade, segurança e rapidez para a locomoção dos ônibus em vias exclusivas”, analisa o prefeito Paulo Garcia.
Leia mais sobre: Cidades