19 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 01:37

Lançado serviço de táxi pré-pago em Goiânia

Iris assina decreto que regulamenta nova modalidade em Goiânia (Foto: Jackson Rodrigues)
Iris assina decreto que regulamenta nova modalidade em Goiânia (Foto: Jackson Rodrigues)

Foi lançado pela prefeitura da capital o serviço de táxi pré-pago em Goiânia. Decreto que autoriza esta modalidade de pagamento foi assinado pelo prefeito Iris Rezende nesta terça-feira (4). O serviço de táxis pré-pagos ficará disponível inicialmente somente no Aeroporto Internacional Santa Genoveva.

A utilização das tarifas pré-paga e pré-fixada serão facultativas ao usuário, que poderá optar pela tarifa convencional medida por meio do taxímetro do veículo. Para pagar previamente o valor da corrida, o cidadão terá de ir a um guichê instalado no aeroporto. Há uma tabela fixa com indicações de trajetos com saída do Santa Genoveva até bairros. Atualmente, há 138 licenças de táxis no aeroporto.

“É uma metodologia nova em Goiânia, mas que já existe no Brasil. Entendemos após longo estudo que vai trazer uma garantia tanto para o taxista e quanto para o usuário. A pessoa terá uma tabela. A pessoa não terá que se preocupar se o taxista andará mais ou menos. O valor já estará pago”, afirmou o secretário municipal de Trânsito, Fernando Santana.

O presidente da Associação de Permissionários de Táxis em Goiânia, Hugo Nascimento, explicou que não há mudança no custo, ou seja, o cidadão não vai pagar mais barato ou mais caro, o valor por quilometro rodado é o mesmo: R$ 2,52.

“É um serviço opcional. Ele terá uma comodidade. A vantagem para o cliente é que haverá comodidade e segurança, pois sempre há um questionamento sobre qual o melhor trajeto. Um sistema eletrônico indica o melhor trajeto por meio de GPS e é estabelecido o valor. Não muda a tarifa do táxi. O valor cobrado é o mesmo, o quilômetro R$ 2,52”, relatou Hugo Nascimento.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, afirmou que a medida é benéfica para os usuários de táxi que chegam a capital.

“Um ato simples mais que vai facilitar a vida dos taxistas e dos usuários dos taxistas quando chegarem em Goiânia”, declarou o prefeito da capital, Iris Rezende.

Leia mais

Iris afirma que regulamentação do Uber em Goiânia será enviada à Câmara


Leia mais sobre: Cidades