O governo estadual lançou nesta quarta-feira (5) a primeira etapa do programa Sinaliza Goiás, que vai revitalizar a sinalização viária de todos os 246 municípios do estado, segundo o governador Ronaldo Caiado.
A primeira etapa terá investimentos de R$ 12 milhões, que serão utilizados em 127 cidades, começando por municípios do Entorno do Distrito Federal.
O lançaento do programa ocorre durante o Maio Amarelo, iniciativa que alerta para a importância da educação no trânsito. “Nós precisamos trabalhar, cada vez mais, para educar as pessoas, para que entendam que estão dirigindo um carro e que um carro não pode ser transformado em uma arma. É importante ter respeito pela vida”, disse o governador Ronaldo Caiado.
O programa Sinaliza Goiás será executado pelo Detran, que vai auxiliar os municípios goianos a cumprirem o que estabelece a legislação federal referente à sinalização.
Para isso, o projeto que é dividido em etapas, vai adquirir quase 30 mil unidades de placas e implantar mais de 300 mil metros quadrados de sinalização horizontal. As primeiras cidades beneficiadas estão na região do entorno do Distrito Federal (DF), são elas: Abadiânia, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso.
A sinalização urbana, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), é uma atribuição dos municípios, entretanto, diante da falta de estrutura de algumas cidades goianas e de técnicos especializados para o planejamento viário, o Governo de Goiás, sensível às necessidades da população, desenvolveu o programa que sinalizará o Estado de norte a sul, diminuindo o índice de acidentes de trânsito.
Dos 127 municípios atendidos na primeira etapa do programa, 58 serão contemplados com materiais de sinalização viária. O Detran-GO vai adquirir 14.140 placas de sinalização vertical e implantar 144.390 metros de sinalização horizontal. Os outros 69 municípios serão atendidos por empresas terceirizadas. Elas devem implantar 15.630 placas e 157.350 metros quadrados de sinalização horizontal.
Leia mais sobre: Cidades