21 de novembro de 2024
Cidades

Lançado em Goiânia projeto nacional de combate à violência

Homens da Força Nacional em lançamento do programa no Conjunto Vera Cruz (Foto: Samuel Straioto)
Homens da Força Nacional em lançamento do programa no Conjunto Vera Cruz (Foto: Samuel Straioto)

{nomultithumb}

Foi lançado nesta sexta-feira (30), um projeto nacional denominado “Em Frente Brasil”, do Ministério da Justiça de combate à violência. Goiânia foi a única capital entre as cinco cidades brasileiras escolhidas pelo Governo Federal para fazer parte da primeira etapa do projeto.

Piloto

O projeto será desenvolvido inicialmente em cinco cidades, uma em cada região: no Norte, em Ananindeua (PA); no Nordeste, em Paulista (PE); no Sudeste, em Cariacica (ES); no Sul, em São José dos Pinhais (PR); e, no Centro-Oeste, em Goiânia.

De acordo com o secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, as cinco cidades não são as mais violentas do país, mas registraram índices consideráveis de homicídios entre os anos de 2015 e 2017. Também foi levado em conta a situação fiscal do estado.

Foco

O objetivo é o enfrentamento de crimes violentos como: Homicídios e feminicídios; estupros, latrocínios, furtos e roubos. Em Goiânia, as regiões escolhidas foram as regiões Noroeste e Oeste da capital.

100 homens da Força Nacional da Segurança Pública, o comandante geral da PMGO, coronel Renato Brum, afirmou que a ajuda federal colabora para dar maior efetividade ostensiva, reforçando a sensação de segurança.

“Os índices em Goiânia estão caindo, mas toda ajuda é bem-vinda. Estaremos fazendo abordagens e bloqueios na região, pode colaborar com a sensação de segurança”, afirmou o coronel Renato Brum.

 A presença dos militares da Força Nacional de Segurança Pública é por um período de até 120 dias, podendo haver prorrogação por igual período.

“Haverá uma integração com Estados e Municípios. A Segurança Pública começa nos municípios. Goiânia foi a única capital, queríamos fazer o trabalho em uma capital, como é próximo a Brasília, e é um projeto piloto, optamos por Goiânia neste primeiro momento”, afirmou o secretário nacional Guilherme Theophilo.

Etapas

A primeira etapa do trabalho será do ponto de vista da repressão, no intuito de reduzir delitos em áreas em que há concentração de “manchas criminais”, em um segundo momento a intenção é de fazer um trabalho preventivo para evitar novos crimes, para que isso ocorra há uma participação dos municípios.

A intenção é de desenvolver parcerias nas área de Educação, Saúde, Habitação, Emprego, Cultura, Esporte e ainda com a garantia de programas sociais do governo federal.

Em Goiânia, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves, destaca que medidas serão estudadas em conjunto com os governos estadual e federal para que ações sejam tomadas.

“Dados estão sendo repassados as forças policiais para elas planejarem as ações. Nós ainda vamos sentar com a Força Nacional, e identificar quais serão as demandas a serem atacadas”, destacou o gestor municipal.

Ações

A execução do “Em Frente Brasil” foi dividida em quatro eixos principais. O primeiro foco é o levantamento de dados estatísticos. O segundo é a desarticulação de grupos criminosos. O terceiro é o da prevenção social. O último é a governança e o gerenciamento do projeto. As duas últimas partes ficando para um segundo momento.

Entorno

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, afirmou que a intenção é que num segundo momento, os homens da Força Nacional de Segurança, sejam deslocados para a região do Entorno do Distrito Federal.

“Há uma conversa prévia do governador Ronald o com o ministro Moro para que em um ou dois meses, parte dessa tropa seja deslocada para o Entorno”, finalizou o secretário Rodney Miranda.


Leia mais sobre: Cidades