A Secretaria Municipal de Saúde lançou o aplicativo para smartphones “Saúde Fácil – Tenha o SUS em suas mãos”. De acordo com a secretária de Saúde, Fátima Mrué, nesta primeira etapa estão disponíveis dois serviços básicos: agendamento de consulta da Atenção Básica para as especialidades de clínico geral, ginecologia, pediatria e odontologia e pesquisa dos medicamentos distribuídos na rede pública municipal.
O aplicativo vai facilitar a solicitação desses serviços por parte do usuário do SUS. Para isto, será necessário apenas que o usuário crie uma conta no Saúde Fácil e preencha os campos solicitados de acordo com o serviço que procura.
“Esse aplicativo é um benefício a mais que estamos trazendo para a população, em especial a população que precisa de uma atenção primária. Até o presente momento as pessoas precisavam se dirigir as unidades para marcar as consultas, ou ligavam nas unidades para marcar as consultas. É diferente do 0800, que nós vamos manter, não vamos retirar nenhum serviço, mas ele é para consultas mais especializadas e para áreas onde não tem o programa Saúde da Família”, explicou a secretária Fátima Mrué.
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) disse que a cada dia a cidade cresce e há a necessidade de um aprimoramento dos serviços oferecidos pela administração municipal. Iris disse que o município precisa continuar avançando na tecnologia para trazer respostas a população.
Passo a passo
O usuário baixa o aplicativo, aceita os termos e condições de uso, cria a conta com CPF ou número do cartão SUS, preenche os dados como nome completo, nome da mãe e data de nascimento e, a partir daí, já poderá agendar as consultas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o usuário poderá escolher entre as unidades que possuem agendamento liberado, além da data, hora e o médico ou odontólogo disponíveis.
O usuário receberá notificações sobre o dia da consulta e, se não puder comparecer, poderá cancelar com antecedência no próprio aplicativo. Tanto os serviços prestados nas unidades, como pelos profissionais, podem ser avaliados.
Medicamentos
Para fazer a busca por medicamentos distribuídos na rede é preciso inserir o nome do medicamento e o aplicativo localiza a unidade mais próxima onde há estoque do produto. O GPS ainda indica a rota que o usuário pode seguir para chegar até a unidade.
“Se a pessoa precisa de um medicamento que foi prescrito na rede, que é disponível, ela pode ter a possibilidade de localizar qual unidade mais próxima que tem esse medicamento. O aplicativo ainda dá a rota mais adequada para chegar a unidade”, explicou a secretária.
Tempo de atendimento
O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (Sedetec). De acordo com o secretário de Ciência, Celso Camilo, após a solicitação no aplicativo, o usuário vai recebendo notificações em que serão apresentadas informações sobre quando será atendido. O tempo médio para atendimento no aplicativo é de cinco minutos.
Futuro
A secretária Fátima Mrué disse que no futuro serão acrescidas no aplicativo, consultas mais especializadas.
{nomultithumb}
Leia mais sobre: Iris Rezende / Prefeitura de Goiânia / Saúde Goiânia / Cidades