20 de dezembro de 2024
Cidades

Lançada ferramenta de atendimento virtual para facilitar buscas no Portal da Transparência

Foi lançada pelo governo do estado uma ferramenta que visa ajudar o usuário ao acessar o Portal da Transparência e o site da Controladoria Geral do Estado. O Assistente Virtual (ATV) visa facilitar a busca ao procurar algum tipo de informação.

Como usar

Na tela dos dois sites o usuário encontrará figuras de pessoas que atuam como assistentes virtuais. Há a necessidade de clicar sobre a imagem e é aberta a caixa de diálogo. Nela, o usuário deve clicar sobre a imagem e é aberta uma caixa de diálogo.

Neste caso, o cidadão deve preencher um breve formulário, indicando as informações que deseja obter. Se por acaso houver erros de digitação, o sistema reconhece e mesmo assim faz a leitura, direcionando para que o usuário tenha acesso.

De acordo com o controlador Geral do Estado, Adauto Barbosa, há dois anos o trabalho já está sendo desenvolvido. Neste período duas equipes estiveram trabalhando, preparando a nova ferramenta.

“Nós estamos inaugurando na realidade um novo patamar de relacionamento com o cidadão, de controle social. Esta ferramenta permite que qualquer cidadão tenha acesso as informações que estão no portal. Ele é constituído por milhares de informações. Ainda é um portal com um volume muito alto de informações. O atendente virtual ajudará na busca das informações”, explicou o controlador.

O sistema ainda armazena as perguntas e respostas feitas, respostas oferecidas, incorporando a base de dados. Segundo o governo, será possível também conhecer as demandas, gerar relatórios, entre outras ações.

A nova ferramenta funcionará de forma experimental, na versão Beta, por um período de 90 dias. Este é o prazo para aperfeiçoamento do sistema.

“Essa é uma vitória da sociedade, do cidadão que quer cobrar por seus direitos e ser informado pelos atos do governo. Cabe a nós do governo desenvolver ferramentas que facilitem o acesso a nossos portais de transparência. O governo avançou no sentido de deixar claro a toda sociedade, como se gasta o dinheiro do povo”, explicou o governador de Goiás, Marconi Perillo.


Leia mais sobre: Cidades