05 de dezembro de 2025
RECONHECIMENTO

Laboratório da UFG que cria órteses e próteses ganha 1º lugar em prêmio de inovação no setor público

Lab.Eita conquista 1º lugar no 2º Prêmio de Inovação no Setor Público; projetos de Rio Verde, SES e TCE-GO também foram premiados
Mini-cadeira de rodas desenvolvida pelo Lab.Eita para crianças com deficiências motoras - Foto divulgação UFG
Mini-cadeira de rodas desenvolvida pelo Lab.Eita para crianças com deficiências motoras - Foto divulgação UFG

Espaço para invenções importantes como órteses, próteses e até mini-cadeiras de rodas para crianças com deficiência, o Laboratório de Estudos Inventivos em Tecnologias Assistivas (Lab.Eita), da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi o grande vencedor do 2º Prêmio de Inovação no Setor Público de Goiás, divulgado nesta terça-feira (2). O Lab.Eita conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação em Outras Instituições Públicas.

O projeto, desenvolvido em parceria com o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG), tem como foco a criação de órteses, próteses e equipamentos que ampliam a autonomia de pessoas com deficiência, impactando diretamente a qualidade de vida de crianças e adultos.

Entre os dispositivos já desenvolvidos também estão andadores adaptados, engrossadores de talheres, adaptadores de chaves e mini-cadeiras de rodas. Para o professor Pedro Gonçalves, coordenador do Lab.Eita, a premiação reconhece o trabalho da universidade em promover inclusão social por meio da tecnologia:

Esse prêmio é um reconhecimento de que estamos trabalhando em uma política pública assertiva no campo das tecnologias assistivas. O projeto já tem impactado pessoas e indica grande potencial de expansão” – Pedro Gonçalves

A parceria com o CETT/UFG possibilitou captar recursos junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e engajar alunos da Escola do Futuro de Goiás no desenvolvimento das soluções.

Prêmio de Inovação no Setor Público de Goiás é reconhecimento

Promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Sead e a SGG, o prêmio recebeu 147 inscrições nas categorias Inovação Municipal, Estadual e em Outras Instituições Públicas. As iniciativas foram avaliadas por especialistas de renome nacional e também por voto popular nas redes sociais.

Na categoria Inovação Municipal, a Prefeitura de Rio Verde conquistou o 1º lugar com o projeto de Reestruturação do Transporte Público Urbano. O 2º lugar ficou com o Sistema de Gestão Pública para Ações de Bem-Estar Animal, de Senador Canedo, seguido do Monitoramento em Tempo Real das Unidades Escolares, de Mineiros.

Na categoria Inovação Estadual, o destaque foi para o Meu PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em seguida, foram premiados o NetEscola, da Secretaria de Educação (Seduc), e o Sidago, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Já na categoria Inovação em Outras Instituições Públicas, além da vitória do Lab.Eita/UFG, o Ecossistema de Inteligência Artificial (IAGO), do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, conquistou a segunda colocação, enquanto o Destina, do Ministério Público de Goiás, ficou em terceiro lugar.

Inovação como política pública

Durante a cerimônia no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, autoridades presentes ressaltaram que o prêmio simboliza uma mudança cultural no serviço público goiano. “Inovamos para mudar a vida das pessoas lá na ponta, transformando nosso estado”, afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, José Frederico Lyra Netto.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Educação / Notícias do Estado