24 de novembro de 2024
Política

Kátia Maria defende descentralização da gestão e crítica adversários por falta de projetos

Kátia Maria fez apresentação do modelo nesta quarta-feira (13). Foto: Samuel Straioto- Diário de Goiás
Kátia Maria fez apresentação do modelo nesta quarta-feira (13). Foto: Samuel Straioto- Diário de Goiás

{nomultithumb}

 

A pré-candidata ao Governo de Goiás pelo Partido dos Trabalhadores (PT), professora Kátia Maria, apresentou um modelo de gestão que será defendido no período eleitoral e implantado em caso de vitória no pleito de outubro. A petista criticou os três principais adversários, José Éliton (PSDB), Ronaldo Caiado (DEM) e Daniel Vilela (MDB) por não apresentarem projetos.

Gestão Integrada

Kátia Maria defendeu um modelo de gestão integrada, em que as discussões sobre diversas áreas não devem ser tratadas de forma isolada, por exemplo, a saúde deve estar aliada a outras áreas da administração pública.

A petista explicou durante a apresentação do modelo de gestão que as discussões de forma isolada contribui para paliativos que não resolvem de fato os problemas. Kátia argumentou que o “governo precisa ser completo”.

Um dos pontos defendidos no modelo de gestão integrada é a descentralização da administração. A pré-candidata destacou que é preciso descentralizar serviços e oportunidades.

Foi defendido um modelo de desenvolvimento econômico que ajude a desconcentrar riquezas e criar um novo ciclo na economia. Ela exemplificou que nos governos de Lula e Dilma, no Brasil, foram criados diversos diferentes Institutos Federais de Educação, criando novos polos estudantis, evitando a migração, contribuindo para o desenvolvimento local.

Ela afirmou que houve um esgotamento do modelo de gestão do PSDB. Ela criticou a precarização e a privatização de serviços públicos. Kátia Maria defendeu que o estado tenha sustentabilidade financeira.

Kátia Maria disse ainda que os projetos setoriais precisam estar relacionados com a Lei Orçamentária.

Críticas

Durante a apresentação, Kátia Maria afirmou que diferente das outras pré-candidaturas, o PT apresentou projeto. Ela disse que os outros postulantes ao governo de Goiás, ainda não ensinaram uma discussão de projetos com a população. A professora avaliou que esse fator é o diferencial dela em relação aos outros nomes.

O pré-candidato ao Senado, Luís César Bueno participou ao lado de Kátia da apresentação do modelo de gestão.


Leia mais sobre: Política