16 de dezembro de 2024
Notícias do Estado

Justiça pede que ENEL apresente planilha de custo em ação sobre reajuste de energia

Conta de luz pode ser parcelada. (Foto: Arquivo DG)
Conta de luz pode ser parcelada. (Foto: Arquivo DG)

O senador eleito Vanderlan Cardoso (PP) protocolou uma ação contra o reajuste da tarifa de energia elétrica. Essa ação foi protocolada na justiça federal e esta sendo julgado pelo juiz federal Leonardo Buissa.

Proposto pela Enel e autorizado pela Aneel o reajuste em Goiás, para cerca de 2,8 milhões é de aproximadamente 18,54%. Em relação aos clientes industriais da Enel Distribuição, atendidos em alta tensão, o reajuste será de 26,52%. Clientes residenciais e comerciais, atendidos em baixa tensão, terão reajuste médio de 15,31%.

O juiz federal Leonardo Buissa Freitas da 3º vara Cível atendeu, em parte, a ação popular movida pelo senador eleito, Vanderlan. O senador pede a imediata suspenção do aumento da energia elétrica no estado, que teve reajuste médio de 18,54%. O  Juiz afirmou que vai decidir somente após ter acesso a informações por parte da Enel e com isso solicitou a apresentação de planilhas de custo que justifique aumento.

Em seu despacho, na data de hoje, 01 de novembro, o Dr. Leonardo cita as rés para que respondam no prazo estipulado pela lei 4.717/65, que determina 20 dias para contestação.

O juiz não apreciou a tutela de urgência, determinando que isso fosse feito apenas após o estabelecimento de um contraditório. Vanderlan Cardoso está fazendo uma grande articulação com os empresários e a classe do setor produtivo para que o reajuste seja revisto.


Leia mais sobre: Notícias do Estado