07 de agosto de 2024
Leandro Mazzini

Justiça extingue 1.500 do ‘trem da alegria’ do Senado

 

Sob segredo de Justiça, chegou descarrilado ao TRF um Trem da Alegria de 30 anos do Senado. O juiz da 3ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Bruno Apolinário, recusou no final de Julho cinco embargos de declaração e a advocacia da Casa Alta apela no tribunal para manter o ‘trem da alegria’ da gestão do senador Moacyr Dalla, ato 87/84. A Justiça determinou a revogação da efetivação de 1.554 funcionários e a divulgação da lista – mulheres, filhos e amigos de políticos nomeados após 5/10/83. Parte está empregada no Senado e outros estão aposentados – que terão benefícios cassados.


 

Apelação

Em nota, o Senado informou que apelou da sentença, para efeito suspensivo, e aguarda decisão da Justiça. E ratificou que ainda não foi notificado para enviar lista dos servidores efetivados.

Demissíveis

O juiz determina que os efetivados em atividade devem retornar ao regime de CLT, sob risco de demissão, e considera a decisão da Mesa nula por ser ato lesivo ao patrimônio.

Ipsis litteris

A sentença ampara-se no decreto-lei 200/67, Artigo 102, que ‘vedava nomeação sem habilitação em concurso’. Até o fechamento da Coluna, o Senado não respondeu.

Dilma blindada


O e-mail de ‘sistema seguro’ que a presidente Dilma anunciou pelo Twitter, implantado pelo Serpro, é tecnologia nacional da Abin, o CriptoGov, revelado pela Coluna.

Aliada é isso aí!

O governador Jaques Wagner (PT), da Bahia, entrou numa sinuca de bico. Bem posicionada nas pesquisas, a senadora e aliada Lídice da Mata (PSB), que ele ajudou a eleger, disse que pretende se candidatar ao governo, mas dar palanque a Eduardo Campos. Wagner precisa abrir campanha para a presidente Dilma no Estado.

Sai ou não?

O PSB deixou cargos no governo federal, mas não nos Estados onde é aliado do PT. É o caso da Bahia, onde o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, é do PSB – apadrinhado de Lídice.

 

Cotados

Wagner pretende manter candidato do PT, e anuncia mês que vem o seu escolhido à sucessão, seu preferido é o chefe da Casa Civil, Rui Costa. Mas ele continua a conversar com José Sérgio Gabrielli, ex-Petrobras, e o senador Walter Pinheiro.

À distância

O deputado estadual Fred Costa, de Minas, exonerou de seu gabinete Aguinaldo Barroso, irmão do presidente do PEN51, que mora em Barrinha (SP), a 550 km.


Voando

Um dos responsáveis pelas rotas Brasília-Paris, o governador Agnelo Queiroz soube do anúncio da Air France quando embarcava em Frankfurt. Por ora, por outra companhia. 

Freio na fé

Devotos ficaram revoltados. A tradicional carreata em homenagem a Nossa Senhora Aparecida que sai da Igreja de Santa Edwiges, na Quadra 905 Sul em Brasília, foi barrada por novo decreto do Governo.

PIB do comércio

A 54ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, em Setembro de 2014, será na Costa do Sauípe (BA). É encontro de bom naco do PIB nacional. O convite foi feito a 6 mil lojistas em Brasília pelo secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida.

Memória do motorista

Ex-guerrilheiro, o jornalista Cid Benjamin, que lança dia 22 no Rio o livro ‘Gracias a la vida – Memórias de um militante’ (Ed. José Olympio), foi o motorista que libertou do sequestro o embaixador Charles Elbrick. Curioso é que depois ele voltou no mesmo carro ao local para ver a confusão popular. Está no livro, imperdível.  

E$peciali$ta$

O Prodabel, empresa de informática e informação da prefeitura de Belo Horizonte, emprega uma frente suprapartidária: sete ex-vereadores não reeleitos como assessores especiais. Todos especialistas, claro..

Na tela

O presidenciável Eduardo Campos, do PSB, concede hoje a primeira entrevista após a aliança com Marina Silva. Ao vivo e em rede, na REDEVIDA de Televisão, 22h15.

Memória

No mesmo programa, antes da posse no TCU, a mãe do governador de Pernambuco, Ana Arraes, soltou: ‘Papai sempre dizia que a dor do voto é pior que a dor do amor’.

Ponto Final


Para @DilmaBlindada: Quem tem aliado como esse governo não precisa de NSA como inimigo.

________________________________________

Com Equipe DF e SP

 


Leia mais sobre: Leandro Mazzini

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários

Recomendado Para Você

Leandro Mazzini

Pizzolato na Papuda

Leandro Mazzini

A blindagem do juiz Sérgio Moro