22 de novembro de 2024
Eleições 2024 • atualizado em 06/09/2024 às 09:48

Justiça Eleitoral determinou a remoção de vídeo de Fred Rodrigues com informações falsas sobre Rogério Cruz

O magistrado reconheceu que o conteúdo veiculado continha informações falsas e poderia causar danos significativos à campanha de Rogério Cruz
Juiz concluiu que o vídeo de Fred Rodrigues foi capaz de afetar negativamente a campanha de Rogério, prejudicando sua credibilidade diante dos eleitores. (Foto: Divulgação).
Juiz concluiu que o vídeo de Fred Rodrigues foi capaz de afetar negativamente a campanha de Rogério, prejudicando sua credibilidade diante dos eleitores. (Foto: Divulgação).

O juiz Sandro Cássio de Melo Fagundes, da 133ª Zona Eleitoral de Goiânia, determinou a retirada imediata de um vídeo publicado pelo candidato Fred Rodrigues nas redes sociais, em decisão liminar a pedido formulado pela coligação Todos por Goiânia. O magistrado reconheceu que o conteúdo veiculado continha informações falsas e poderia causar danos significativos à campanha de Rogério Cruz.

Segundo a decisão, no vídeo divulgado, dá a entender que teria sido “realizado empréstimo público de forma irregular, com finalidade eleitoreira, causando inúmeros prejuízos à população goianiense, além de afirmar que a verba seria destinada à corrupção e ao enriquecimento ilícito, induzindo o eleitor a acreditar em imoralidades e ilegalidades que não existem”. O magistrado destacou:

O vídeo traz afirmações bastante incisivas que, verificando-se posteriormente serem verdadeiras, tornar-se-ia praticamente impossível reverter seus efeitos no processo eleitoral.

Além de determinar a remoção do conteúdo, a decisão ressalta que a veiculação de informações sabidamente inverídicas ultrapassa os limites da liberdade de expressão, comprometendo o processo democrático e o debate eleitoral justo. O juiz concluiu que o vídeo foi capaz de afetar negativamente a campanha de Rogério, prejudicando sua credibilidade diante dos eleitores.

A coligação Todos por Goiânia pediu ainda direito de resposta às acusações, o que será julgado no mérito da representação.


Leia mais sobre: / / / Eleições 2024 / Política