A candidata ao governo de Goiás pelo PT, Kátia Maria, acionou a Justiça Eleitoral para conseguir a íntegra da pesquisa Ibope, divulgada pela TV Anhanguera, no dia 17 de agosto de 2018, registrada sob o protocolo GO-00742/2018 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás.
Conforme o juiz auxiliar Vicente Lopes da Rocha Júnior, a legislação garante aos participantes do processo eleitoral o amplo acesso aos dados de pesquisas eleitorais, incluindo o sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados realizada.
“Tal norma é relevante porque permite a conferência e fiscalização de todos os dados publicados, o que, ao final, fortalece o processo eleitoral. […] Defiro o pedido e determino a intimação da Televisão Anhanguera S/A, para que no prazo de um dia forneça aos requerentes o relatório de pesquisa eleitoral”, afirmou o juiz.
O Diário de Goiás tentou entrar em contato com o jurídico da TV Anhanguera, mas não obteve retorno.
Dados da pesquisa
Divulgado na noite do dia 17 de agosto, o levantamento aponta que o senador Ronaldo Caiado (DEM) obteve 36% das intenções de voto; o deputado federal Daniel Vilela (MDB) e o atual governador de Goiás, José Eliton (PSDB), 10% cada um.
Em seguida, Kátia Maria obteve 5% das intenções de voto; Alda Lúcia (PCO) e Marcelo Lira (PCB), com 3% cada um; e Weslei Garcia (PSOL), 2%. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança de 95%.
Ainda conforme a pesquisa, 21% dos eleitores entrevistados informou que votariam em branco ou nulo e 11% não responderam ou não sabem.
{nomultithumb}
Leia mais:
Leia mais sobre: Política