25 de novembro de 2024
Política

Justiça determina votação aberta para vetos do governador à Data-Base dos TJ e MP

Foi concedida nesta quarta-feira, 11, pelo desembargador Francisco Vildon José Valente, uma liminar determinando que os deputados votem o veto do governador à data-base para servidores do Judiciário e do Ministério Público em votação aberta.

O pedido foi feito pelo deputado José Nelto, que é líder do PMDB na Assembleia. “ É hora do poder legislativo ser um poder que emana do povo. No congresso nacional já há uma decisão de que votação de vetos é aberta. Aqui em Goiás, esta Casa deveria fazer o mesmo, apreciar todos os vetos em voto aberto. A justiça tarda, mas não falta”, argumenta o peemedebista.

O veto está tramitando na Casa e os servidores do Judiciário e o MP estão em  greve a mais de um mês.

O líder do governo na Assembleia, José Vitti (PSDB) discorda da liminar por entender que a decisão fere o regimento da Casa.

“Eu vejo que estão querendo judiciar muitas coisas relativas à Assembleia. O desembargados concedeu a liminar, mas nós temos um regimento interno. A base do governo não está se eximindo de votar nenhum projeto, seja aberto ou fechado, votamos fechado porque assim diz o regimento interno”, descreve o parlamentar.

Confirmação do veto

O líder do governo afirma que há negociações em andamento. De acordo com José Vitti, a tendência então seria de manter o veto e apresentar um novo projeto com outras condições e valores que possam atender os servidores.

“Já está certo que vamos manter o veto, agora está em andamento uma negociação que talvez não fique da forma como está o projeto e nem na forma que seria radicalizar e não ser concedido nada. Agora a oposição quer “quanto pior melhor””, afirma.


Leia mais sobre: Política