07 de agosto de 2024
Opinião
Publicado em • atualizado em 13/02/2022 às 00:30

Julio Meirelles: Irei lutar para eleger a primeira mulher presidente da OAB-Goiás

Em artigo publicado no Diário de Goiás, Julio Meirelles conta sua principal missão: fazer de Valentina Jungmann a primeira mulher presidente da OAB-GO
Em artigo publicado no Diário de Goiás, Julio Meirelles conta sua principal missão: fazer de Valentina Jungmann a primeira mulher presidente da OAB-GO

Atravessamos um momento muito importante da campanha da OAB-GO que, nesse ano, reputo como sendo uma das mais significativas para oxigenar os rumos de nossa entidade, representativa de mais de 47 mil advogados e advogadas e de toda a sociedade civil que sempre teve na Ordem a salvaguarda da defesa dos direitos do cidadão.

Como eleitoralista e já tendo sido secretário-geral, juiz do Tribunal de Ética e Disciplina, conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direito Eleitoral, tenho formada uma visão concreta de avanços necessários para uma verdadeira renovação. Desde 2003 estou na luta classista, buscando contribuir com uma OAB abrangente, atuante, independente, capaz de incluir e se modernizar.

LEIA TAMBÉM: Valentina e Júlio Meirelles unificam pré-candidaturas para sequência das eleições da OAB GO: “Outras alianças poderão vir”, pontua Jungmann

Sempre pensei numa gestão centrada no apoio e valorização da advogada, que hoje representa mais da metade dos inscritos na OAB-GO, no profissional das subseções e na advocacia em início de carreira. E foi por isso, por saber que precisamos, mais do que nunca, ser pragmáticos na afirmação das prerrogativas, nas medidas de apoio à advocacia jovem e na abertura de espaços àqueles ainda na margem do nosso processo político, que defini por uma união de grupos.

Decidi, juntamente com meu grupo, apoiar a pré-candidatura de Valentina Jungmann à presidência de nossa instituição, em uma aliança em que me posiciono como pré-candidato a presidente da Casag, a Caixa de Assistência de nossa classe profissional. 

Valentina é a melhor dentre as opções, dada a experiência de uma carreira bem-sucedida e o amplo conhecimento sobre nossa instituição que, infelizmente, está, há muitos anos, sendo empurrada contra a maré dos interesses da maioria, para beneficiar uma minoria. 

Sua capacidade natural de liderar, de aglutinar pessoas de bem ao seu redor; sua perspicácia para enxergar os problemas; e a inteligência para resolvê-los, associada a uma enorme energia prática, me motivaram a uma aliança.

Seu projeto Paridade Já, a única e já histórica novidade das eleições deste ano na OAB-GO prevendo a paridade de gênero na disputa,  é exemplo disso. Capitaneado com grande determinação por Valentina, em plena pandemia, trouxe enfim, justiça às colegas advogadas de todo país, ao garantir igualdade de participação no pleito. Além disso,  meu desejo de incluir a advocacia jovem e das seccionais  num rol de medidas que ofereçam maior suporte casou com as propostas dela.

À frente da Casag, pretendo modernizar convênios, estendendo-os por exemplo, para a contratação de serviços e profissionais hoje tão essenciais como especialistas em internet e designers, rever valores e abrangência do plano de saúde e, juntamente com Valentina lutar pela redução da anuidade e das custas judiciais em nosso estado, que tanto afetam grande parte da advocacia.

Estou pronto para sair a campo em busca de mais apoio, percorrer Goiás inteiro, levando nossa mensagem, mostrando por que somos a melhor e a única opção para resgatar os verdadeiros valores da OAB-GO e para, de quebra, lutando pelo melhor, ajudar a eleger a primeira mulher presidente da Seccional Goiás.

(Artigo escrito por Julio Meirelles, advogado eleitoralista e pré-candidato a Caixa de Atendimento ao Advogado – Goiás)