07 de agosto de 2024
Leandro Mazzini

Jucá defende colegiado para decidir demarcações

 

A despeito da PEC 215, que tira da Presidência e transfere para o Congresso poder de demarcação de terras indígenas, fala o vice-presidente do Senado e ex-dirigente da Funai, Romero Jucá (PMDB-RR): ‘Para a demarcação de terras indígenas, o melhor seria tirar o poder centralizador da Funai, e haver avaliação de um grupo de trabalho com representantes do INCRA, AGU, Funai, Casa Civil da Presidência e Governo do Estado’. Este último, para ele, é o mais atingido.


 

Enxada x flecha
O presidente da Câmara, Henrique Alves, adiou a instalação da comissão. Ciente de que será a maior dor de cabeça do seu mandato a briga entre ruralistas e ativistas sociais.

Como é
O governo não indeniza fazendeiros pelas terras, mas pelas benfeitorias. Improdutiva desapropriada não rende nada. Só que os critérios são da Funai, reclamam ruralistas.

PIB rural
Jucá lembra que todos perderam com a reserva Raposa Serra do Sol demarcada sobre arrozais: a economia de Roraima, os índios empregados e o setor de serviços.

Lambeu sabão!
A ministra Ideli Salvatti passou um sermão escancarado, num palanque, no governador Camilo Capiberibe ao visitar Macapá há dias. O socialista insinuou que o Estado tem dois senadores – por José Sarney, eleito pelo Amapá, ser do Maranhão. Ao discursar, Ideli mandou o recado: muitas obras federais ali passam pelo gabinete de Sarney.

Calma, dr.
O PMDB passa aperto com o ex-governador Iris Resende em Goiás. De repente, ele decidiu concorrer ao governo e deixou numa saia justa o vice-presidente Michel Temer, que avalizou a entrada de Junior da Friboi no partido e prometeu a ele a candidatura.

Tropa
A cúpula do PMDB deve baixar em Goiânia em alguns dias caso a situação não se resolva, na tentativa de convencer Iris a aceitar disputar o Senado. ‘Há uma vaga livre lá’, diz um chefão. ‘Ele havia aceitado o Junior no PMDB’.

Fênix
Gilvam Borges (PMDB), o senador que perdeu o mandato para João Capiberibe (PSB), será candidato a deputado federal pelo Amapá.

Dose dupla
O senador boa praça Eduardo Suplicy brilhou na TV Senado ontem. Ele repetiu à tarde o mesmo discurso que fizera horas antes. A turma da agência Senado ficou preocupada.

No azul
Renan Calheiros reuniu líderes para anunciar que vai cobrar da Receita a devolução de R$ 5 milhões, corrigidos, pagos pela Casa como IR sobre a ajuda de custo – os 14º e 15º salários. O pacote de economia de 2013 na Casa pode chegar a R$ 200 milhões.

E o povo espera..
A eleição está longe, mas pintou clima de disputa na Câmara por causa da PEC do voto aberto, que travou, diante do anseio popular. O PT quer voto aberto para tudo – de cassação a veto presidencial. Os tucanos só querem para cassação. E tudo parou.

Maldade.com
Veja a maldade dos internautas: a ministra Gleisi Hoffmann entrou na onda do Facebook e postou ontem uma foto sua quando criança, no que um gaiato escreveu ‘Gaievski curtiu a foto!’. Gaievski era seu assessor preso acusado de pedofilia.

Banda Larga
Com a espionagem digital em alta, a presidente Dilma acordou e determinou a líderes do Congresso prioridade na tramitação do Marco Civil da Internet, engavetado há meses. Comemora o deputado Molon (PT-RJ), relator e soldado da proposta.

Cartas bolivianas
Marcio Cossio, governador de Tarija-Bolivia, enviou carta de agradecimento aos senadores Ricardo Ferraço e Sérgio Petecão pela ajuda ao senador Roger Molina, que fugiu para o Brasil. Diz que o País e os democratas acompanham com atenção.

Pós-cirúrgico
O deputado licenciado José Genoino (PT-SP) está muito debilitado após sua cirurgia cardíaca. Emagreceu bem e a voz enfraqueceu, diz quem o visita em casa, em SP.

Ponto final
“Todo partido está partido”,
Do senador Cristovam Buarque, ao citar as indefinições partidárias para 2014
________________________________________
Com Equipe DF e SP

 


Leia mais sobre: Leandro Mazzini

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários

Recomendado Para Você

Leandro Mazzini

Pizzolato na Papuda

Leandro Mazzini

A blindagem do juiz Sérgio Moro