A oportunidade de explorar o continente europeu está mais próxima para jovens do programa Aprendiz do Futuro. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com a Demà Aprendiz, abriu nesta quarta-feira (9) as inscrições para o Desafio Aprendizes da Matemática, que vai premiar 12 participantes com um intercâmbio cultural na Europa com todas as despesas pagas.
A iniciativa é voltada exclusivamente para os jovens que ingressaram no programa entre 1º de fevereiro de 2024 e 27 de julho de 2025. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de julho, pela plataforma de aprendizagem do Aprendiz do Futuro, onde também estão disponíveis todos os detalhes do regulamento.
Além da viagem internacional, a competição prevê premiações para os 30 primeiros colocados: medalhas de ouro, prata e bronze, além de smartphones e fones de ouvido. A seleção respeitará a paridade de gênero, com 50% das vagas destinadas a jovens do sexo feminino e 50% para o sexo masculino, sempre levando em consideração as melhores classificações.
A competição será dividida em duas etapas. Na primeira, os jovens participarão de atividades da Pílula de Conhecimento, com foco em matemática, e terão as notas escolares avaliadas. A segunda fase será uma avaliação presencial, com aprovação apenas para quem alcançar nota igual ou superior a 8,0.
A ação tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), responsável pelo conteúdo pedagógico e aplicação das provas. Em caso de empate, haverá sorteio entre os candidatos com nota idêntica.
Intercâmbio transformador
Esta é a terceira edição da competição com premiação internacional. Em anos anteriores, os jovens vencedores do Desafio Aprendizes da Matemática já passaram por países como França, Suíça, Bélgica, Espanha e Portugal. Em 2024, um grupo visitou Paris, em um roteiro que incluiu visitas ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e à sede da Missão Permanente do Brasil junto à ONU.
Para a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, que acompanhou os grupos anteriores em viagem, o intercâmbio é mais que uma premiação: “É uma experiência de vida que transforma, amplia os horizontes e mostra a esses jovens que eles podem ir longe”.
Aprendiz do Futuro
O Aprendiz do Futuro é o maior programa de socioaprendizagem do Brasil, voltado para jovens de 14 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social. Presente em todos os municípios goianos, oferece educação, trabalho, renda e capacitação. Atualmente, são mais de 7,7 mil jovens atuando em órgãos públicos com salário, benefícios e acesso à formação técnica.
Desde seu lançamento em 2021, o programa já impactou mais de 14 mil jovens e soma R$ 386,7 milhões em investimentos. A nova edição do desafio reforça o compromisso do Governo de Goiás com a educação de excelência, inclusão social e valorização do mérito.
Serviço
Inscrições: até 27 de julho
Quem pode participar: jovens do Aprendiz do Futuro que ingressaram entre 01/02/2024 e 27/07/2025
Onde se inscrever: plataforma de aprendizagem do programa
Premiação: intercâmbio na Europa + medalhas e prêmios tecnológicos
Informações: disponíveis na plataforma do Aprendiz do Futuro
Leia mais sobre: Aprendiz do Futuro / Governo de Goiás / Seds / Cidades / Notícias do Estado

