20 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:16

José Gomes assassinado em Itumbiara; vice-governador baleado

O candidato à Prefeitura de Itumbiara pelo PTB, José Gomes da Rocha, foi assassinado nesta quarta-feira (28) durante carreata de campanha. Um homem aproximou-se do veículo que estava o candidato com um veículo Siena preto e iniciou os disparos. O crime aconteceu na Avenida Modesto de Carvalho, no centro de Itumbiara.

LEIA MAIS: 

Outras três pessoas foram feridas, entre elas o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO), José Eliton. Um policial militar, o cabo Vanilson Rodrigues, que também foi ferido não resistiu e morreu. O ex-secretário de comunicação de Itumbiara, Célio Rezende foi atingido.

Segundo a assessoria da governadoria de Goiás, o estado de saúde de José Eliton é estável e não corre risco de morte. O vice-governador está sedado e em preparação para ser transferido para a capital, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. José Eliton será internado no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

“O governador em exercício foi atendido de imediato pela equipe médica do Hospital Municipal de Itumbiara, onde passou por cirurgia. O advogado da Prefeitura de Itumbiara Célio Rezende também foi ferido durante o atentado. Ele também está em procedimento de transferência para o Hugol, em Goiânia, na mesma UTI aérea em que está sendo transportado o governador em exercício”, informou a nota.

Vídeo divulgado na internet registrou o momento dos disparos, à distância:

{youtube}eeAeMQ9Pbtc{/youtube}

Após os disparos, o suspeito foi morto também por seguranças que estavam no local. José Eliton levou tiros na região do abdômen, passou por cirurgia no Hospital Municipal de Itumbiara, está sendo transferido para Goiânia e será atendido no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage Siqueira (Hugol).

{youtube}O1n5hayeMfA{/youtube}

Atirador é funcionário da prefeitura

De acordo com o delegado Ricardo Chueire, o atirador que cometeu o assassinato é funcionário da prefeitura de Itumbiara. Ele tinha 53 anos e era auxiliar de serviços gerais lotado na Secretaria de Saúde. “A polícia ainda não confirma três mortes. Estamos no local. A única morte que podemos confirmar é de Gilberto Ferreira do Amaral. Ele é morador de Itumbiara e funcionário da prefeitura”, disse o delegado em entrevista à TV Record.

O delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, informou que delegados e policiais civis de Goiânia já estão a caminho de Itumbiara para fazer reforçar as investigações que são lideradas por Ricardo Chueire.

“Identificamos o corpo do autor dos disparos que vitimou o prefeito Zé Gomes, nosso secretário de Segurança Pública. Todas as providências por parte da Polícia Civil já estão sendo tomadas, inclusive o nosso superintendente, titular da Homicídio já desceu com equipe para Itumbiara. Eu também estou a caminho de Itumbiara. Vamos fazer investigações, verificar se tem outras pessoas por trás desse atentado. As investigações estão apenas iniciais e vamos, com muita dedicação e empenho, aprofundar”, informou Álvaro Cássio à Rádio 730.

Autoridades estavam no carro

O deputado Jovair Arantes que estava em cima do carro de som, comentou o caso. Ele disse que foi fundamental a intervenção da equipe de segurança do vice-governador.

“Infelizmente tivemos uma grande perda, do maior líder político de Goiás na atualidade. Uma festa absolutamente bonita, crianças saindo nas ruas, pessoas nos cumprimentando. Parecia a festa da vitória, povo alegre. Iam no caminhão, o candidato a vice-prefeito, Gugu, o prefeito atual Chico Bala, eu a suplente de senadora Ione, Vilmar Rocha, vice-governador José Éliton, José Gomes da Rocha e mais vereadores e uma série de lideranças em cima do caminhão. De repente um cidadão veio num Siena preto em sentido contrário e de repente sacou a pistola e veio a atirar. Ele estava sozinho. Ainda bem que os seguranças do vice-governador estavam lá e trocaram tiros com o atirador”, disse o deputado Jovair Arantes, em entrevista à TV Anhanguera.

O secretário de Meio Ambiente, Vilmar Rocha estava atrás de José Gomes, não foi atingido. Está bastante abalado e acompanhando todos os procedimentos diretamente do hospital.

Velório

O repórter Gesmar Ricardo da Rádio Paranaíba de Itumbiara informou que o velório pode ocorrer no Estádio JK ou ainda em um ginásio de esportes da cidade. Ainda não há confirmação do local.

Segurança

De acordo com o profissional da Rádio Paranaíba, após o atentado vândalos estão aproveitando que policiais estão concentrados na porta do hospital e atiram pedras contra a sede da Rádio Difusora, carros foram depredados e lojas foram saqueadas. O clima é tenso em algumas regiões da cidade.

Histórico de Zé Gomes

José Gomes da Rocha foi prefeito de Itumbiara entre os anos de 2005 e 2012. Pesquisas eleitorais indicavam que eram grandes as chances dele retornar à Prefeitura de Itumbiara.

O ex-prefeito participou pela primeira vez de uma eleição em 1976, como é mais conhecido, começou ainda jovem, quando virou vereador de Itumbiara em 1976 com 18 anos por duas legislaturas. Depois foi deputado federal em quatro legislaturas entre 1989 e 2003, deputado estadual em 2003 e prefeito de Itumbiara por dois mandatos entre 2005 e 2012.

Em 2013 foi nomeado como presidente da Saneago pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Nestas eleições, era candidato a prefeito de Itumbiara.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades