O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO), José Eliton, participou de reunião com o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, junto com outros secretários de Segurança Pública para discutir o sistema penitenciário brasileiro e estabelecer agenda mínima de soluções.
“Ou o Brasil começa a olhar com seriedade para estes fatos ou não terá como garantir a segurança para a sociedade, assustada com o tráfico de drogas, os assaltos e outros crimes cometidos, inclusive por menores”, ressaltou José Eliton.
Segundo o vice, mais de 80% dos crimes em Goiás são cometidos por reincidentes. “É preciso aperfeiçoar essa gestão e também promover penas, para que os presos possam ficar segregados da sociedade e serem inseridos nos processos de ressocialização”, comentou.
José Eliton também defende uma solução rápida para o sistema. “Não é possível que o sistema penitenciário seja um instrumento de constrangimento à nação no cenário internacional e de constrangimento na segurança pública no cenário nacional. Temos que dar uma solução definitiva para esse problema, que é histórico no Brasil”.
O secretário também destacou os esforços do governo estadual para combater o crime organizado, com a integração das forças policiais. Entre as medidas apresentadas pelo ministro, foi proposto que as secretarias de Segurança Pública se unam ao Judiciário e Ministério Público e outros órgãos para dar mais celeridade aos processos penais para reduzir a população carcerária no Brasil.
“Ouvimos os secretários e todos concordam em priorizar as portas de entrada e saída do sistema para então podermos investir naqueles que precisam de fato ficar presos”, afirmou Alexandre de Moraes.
Leia mais:
- Vice-governador rebate críticas da oposição de que investimento na Segurança é só propaganda
- Ministério da Justiça criará de núcleo de combate à violência contra mulher
- José Eliton firma parceria na área de segurança pública do Distrito Federal
Leia mais sobre: Cidades