O jornalista Euclides Oliveira, funcionário do Diário do Norte, em Niquelândia, recebeu uma ligação nesta quinta-feira (31) do vereador Weder Chimango Dias de Oliveira, conhecido como Denguinho, que pedia que o jornalista parasse de citar seu nome.
No entanto, durante a ligação, o vereador se exaltou e acabou ameaçando o jornalista. Em alguns momentos, Weder de Oliveira chega a dizer “Eu vou te achar onde você estiver agora”, e xinga o jornalista.
Ouça o áudio
images/stories/audio/2016/AUDIO_DENGUINHO_E_EUCLIDES_OLIVEIRA_111.mp3
Em entrevista ao Diário de Goiás, Euclides afirmou que o motivo da ligação do vereador se tratava de um comentário feito na rede social Facebook. “Continuem acreditando em políticos-caçadores de votos, que vivem de pagar rodada de cerveja aos eleitores. Isso é que dá apostar no voto etílico”, escreveu o jornalista em uma publicação da rede social.
“O vereador foi citado em um post feito por um terceiro no Facebook de um radialista”, disse Euclides. O post da pessoa se tratava de uma reclamação sobre a construção de uma subestação da Celg em Niquelândia, próximo à BR-414, que não teria resolvido o problema de quedas de energia no município.
“Ele [Denguinho] alardeou que teve participação direta na construção da subestação por ser funcionário da Furnas [Centrais Elétricas]”, explicou Euclides. Porém, tendo participação ou não na construção da subestação, a população ainda reclama de queda de energia durante o período noturno.
“Eu estava em Crixás, trabalhando, quando recebi a ligação, por volta de 13h. Até aguardei um pouco para poder retornar à Niquelândia, e cheguei por volta de 23h”, contou o jornalista.
Euclides explicou ainda que além do comentário no Facebook, já flagrou o vereador utilizando veículos da empresa Furnas de forma inadequada, por exemplo, para ir a eventos municipais ou durante os finais de semana. Desta forma, não foi a primeira vez que Denguinho foi citado pelo jornalista.
Euclides ainda afirmou que nunca esperava receber ligações desse tipo, com ameaças e que, graças ao gravador de chamadas que fica constantemente acionado, pode gravar a conversa com o vereador e encaminhar à Polícia.
“Registrei um Boletim de Ocorrência em Crixás, que terá trâmite na Polícia Civil de Niquelândia. Nesta tarde o Sindicato dos Jornalistas ficou de enviar um oficio ao secretário de Segurança Pública [Jose Eliton] sobre medidas de segurança”, ressaltou o jornalista.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás divulgou nota de repúdio sobre a ação do vereador e se colocou à disposição de Euclides Oliveira e do Diário do Norte “para todas as ações que se fizerem necessárias”, diz a nota.
Leia mais sobre: Cidades