Um terço dos posts de Facebook de jornais americanos como “Chicago Tribune” e “Boston Globe” não vêm sendo distribuídos pela plataforma social de maneira significativa, levando os veículos a repensar suas estratégias.
O alarme foi soado por Kurt Gessler, vice-editor para digital no “Tribune”, parte da cadeia Tronc, de títulos como “Los Angeles Times”. Ele diz que o problema começou em janeiro “e está ficando pior”.
O jornal, o maior de Chicago, tinha até então uma audiência “razoavelmente estável e previsível” no Facebook, com a maioria dos posts registrando alcance entre 25 mil e 50 mil usuários.
Desde o início do ano, porém, vem crescendo a quantidade de posts com desempenho abaixo dessa média -e não mais com alcance perto de 20 mil, como acontecia, mas de 6 mil ou 4 mil.
O diretor de engajamento de audiência do “Boston Globe”, Matt Karolian, diz ter “dados bastante similares” e que março foi o primeiro mês, em um ano, de queda no ‘tráfego social” do jornal.
Gessler destaca, como possível razão para a queda, mudanças no algoritmo do Facebook, lembrando que o próprio blog Newsroom da plataforma alertou para uma alteração no final de janeiro.
A atualização do algoritmo visava destacar “histórias mais autênticas”. O Facebook garantiu então que “a maioria das páginas não verá alterações significativas em sua distribuição no Feed de Notícias”.
Depois do primeiro alerta do “Chicago Tribune”, há dez dias, o próprio Facebook passou a trabalhar com o jornal para levantar o que vem provocando a queda, ainda sem uma conclusão.
A plataforma, que vem procurando se aproximar dos veículos jornalísticos, criou em janeiro uma chefia para “parcerias de mídia”, que atua em frentes como notícias falsas e a crise dos jornais regionais -os mais ameaçados, nos EUA.
(FOLHA PRESS)
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