Uma parceria entre a John Deere, líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, e o governo do Estado, promete gerar um investimento de R$ 700 milhões para ampliação da fábrica instalada no município de Catalão. Na parceria, as contrapartidas são obras de infraestrutura no Distrito Mineroindustrial de Catalão (Dimic) e cooperação intersetorial para suporte à companhia por parte do governo estadual.
A empresa vai desenvolver na fábrica de Catalão um sistema de pulverização inteligente See & Spray, que será nacionalizado, conforme divulgou o Globo Rural nesta segunda-feira (22), com base em nota divulgada pela multinacional. O sistema cruza visão computacional, inteligência artificial e machine learning (uso de algoritmos) para identificar a localização precisa de ervas daninhas e aplicar herbicidas na quantidade exata, somente onde é necessário. A solução utiliza 30 câmeras instaladas ao longo dos mais de 30 metros da plataforma de pulverização.
“Vamos expandir nossos investimentos para atender a demanda das empresas que estão investindo e tornar o nosso estado de Goiás cada vez mais receptivo”. Foi o que destacou o governador Ronaldo Caiado nesta segunda, durante o anúncio da parceria. A estimativa é de geração de 400 empregos nos próximos cinco anos.
Ele e representantes da empresa e da prefeitura, assinaram protocolo de intenções para formalizar a parceria. Para Caiado, a política econômica do Estado tem mantido o ritmo para atender as necessidades do setor industrial. “Aqui se tem um governo que cumpre com sua parcela. Nós construímos um Estado que, hoje, é o mais bem avaliado do país”, afirmou.
John Deere deve investir R$ 700 milhões na planta
Os investimentos da multinacional vão ocorrer para expansão de mais de 7 mil metros quadrados aos 42 mil da planta industrial. A planta está localizada no Dimic, área administrada pela Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego).
Joaquim Fernandes, vice-presidente global da John Deere, agradeceu o apoio do governo. “Queremos trazer os melhores processos de manufatura e as últimas tecnologias que vamos desenvolver primeiro aqui no Brasil. Depois levar para Estados Unidos e Europa. Vamos continuar fazendo os investimentos. A fábrica de Catalão é uma das melhores do mundo”, afirmou Fernandes.
“O projeto anunciado hoje visa ampliar a estrutura existente e possibilita a nacionalização dessa tecnologia”, ressaltou o diretor da fábrica de Catalão, Edison Drescher.
“Estamos em uma região em que se pode produzir e preservar ao mesmo tempo. É um dia histórico”, declarou o vice-presidente de vendas e marketing América Latina Antonio Carrere.
Capacitação
A capacitação da mão de obra terá o apoio do município. “Inovação e progresso são costumes do povo de Catalão. A regra é investir e crescer”, afirmou o prefeito de Catalão, Adib Elias. O titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Pedro Sales, também participou da solenidade.
Duplicação de ruas
A intervenção do governo estadual prevê duplicação das vias de acesso e internas do Dimic, instalação de sinalização e de redutores de velocidade; além da renovação da iluminação pública no local.
Instalado em uma posição geográfica estratégica, às margens da BR-050, o Dimic possui 2,4 milhões de metros quadrados e conta com mais de 60 indústrias instaladas. Além da John Deere, há empreendimentos dos segmentos de alimentos, construção civil, automobilístico e logística. No local, são gerados 4 mil empregos diretos.
Leia mais sobre: Catalão / Ronaldo Caiado / Catalão / Economia / Meio Ambiente