23 de dezembro de 2024
Esportes • atualizado em 21/04/2023 às 22:33

Jogadores com passagem no futebol goiano são investigados sobre manipulação de resultados na Série A

Foto - Divulgação MP-GO
Foto - Divulgação MP-GO

Em mais uma fase da Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás, aconteceu a identificação de suspeitas de manipulação de resultados em jogos do Campeonato Brasileiro da Série A, na temporada passada. Partidas válidas pelos estaduais em São Paulo, Rio Grando do Sul, Goiás e Mato Grosso, também estão na investigação.

Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e vinte mandados de busca e apreensão em 16 municípios em seis estados. Todos expedidos pela 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores.

Os Gaecos dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, o Cyber Gaeco do MP de São Paulo e do Centro de Inteligência do MP do Rio de Janeiro, além das polícias Militar, Civil e Penal de Goiás, dão apoio ao cumprimento das diligências nas cidades: Goianira (GO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Erechim (RS), Chapecó (SC), Tubarão (SC), Bragança Paulista (SP), Guarulhos (SP), Santo André (SP), Santana do Parnaíba (SP), Santos (SP), Taubaté (SP) e Presidente Venceslau (SP).

A Operação Penalidade Máxima, foi deflagrada em fevereiro de 2023 a resultou no oferecimento de denúncia, já recebida pelo Poder Judiciário, com imputação dos crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo.

Já se sabe que o grupo criminoso atuou mediante cooptação de jogadores profissionais de futebol, com oferta de valores entre R$ 50 mil a R$ 100 mil para que eles cometessem eventos determinados nos jogos como receber cartão amarelo ou vermelho, faltas, penalidade máxima, assegurar número de escanteios e até mesmo no placar de derrota em determinado momento da partida.

As condutas previamente solicitadas aos jogadores visam possibilitar que os apostadores consigam grandes lucros em apostas realizadas em sites de casas esportivas.

Victor Ramos passou pelo Goiás na temporada 2018

Jogadores

Entre as pessoas investigadas, estão os atletas Victor Ramos (zagueiro) que hoje defende a Chapecoense, mas que já passou pelo Goiás Esporte Clube. Igor Cariús (lateral) que atuou pelo Atlético Goianiense e que está no Sport Recife. Outros nomes revelados são Gabriel Total (meia) que defende o Ypiranga-RS e Kevin Lomónaco (zagueiro), do Red Bull Bragantino.

Igor Cariús atuou pelo Atlético-GO em 2020/2021

Leia mais sobre: / Esportes