O presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden recebeu uma dose da vacina contra a covid-19. Biden foi vacinado nesta segunda-feira (21/12), em Newark, Delaware. O democrata tem 78 anos e faz parte do grupo de risco. Ele recebeu a imunização da Pfizer em parceria com a BioNTech.
“O que quero dizer é que devemos muito a essas pessoas. Os cientistas e as pessoas que criaram isso, os trabalhadores da linha de frente, as pessoas que realmente fizeram o trabalho clínico, é simplesmente incrível. Gostaria de ter tempo para levá-los por todo o hospital para ver o quão ocupados e incríveis todos vocês são. E nós devemos muito a vocês, realmente devemos”, disse Joe Biden eleito presidente dos EUA em disputa contra o atual presidente, Donald Trump, que assumirá o governo em 20 de janeiro.
O governo americano aprovou, via FDA (o órgão regulador de remédios dos EUA), a imunização emergencial, em 12 de dezembro, das vacinas produzidas pela Pfizer e Moderna.
Biden disse que o objetivo de se vacinar e mostrar à população americana é para que sirva de exemplo e apresentar a confiança nas vacinas.
“Eu não quero cortar a fila, mas quero garantir que demonstremos aos americanos que a vacina é segura”, disse.
No dia 18 de dezembro, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, foi o primeiro membro do governo Trump de alto escalão a tomar também a vacina contra o novo coronavírus. No dia de receber a dose da Pfizer, Pence disse que estava bem e que o povo americano logo teria duas vacinas à disposição.
“O povo americano pode ter certeza: temos uma, e talvez em questão de horas duas, vacinas seguras e eficazes para você e suas famílias”, disse Pence à imprensa na Casa Branca, sede do governo americano.
Leia mais sobre: Joe Biden / Vacina Covid-19 / Destaque 2 / Mundo