05 de dezembro de 2025
Educação • atualizado em 29/08/2025 às 10:01

João Vitor de Paiva é o primeiro aluno com síndrome de Down a se formar em Educação Física na PUC Goiás

A formatura será um momento histórico não apenas para João Vitor e sua família, mas também para o movimento de inclusão no ensino superior e no mercado de trabalho no Brasil
João Vitor, que, além da conquista acadêmica, é um dos nomes mais influentes do país na luta por inclusão e diversidade. Foto: Divulgação.
João Vitor, que, além da conquista acadêmica, é um dos nomes mais influentes do país na luta por inclusão e diversidade. Foto: Divulgação.

Nesta quintafeira (28), às 20h, João Vitor de Paiva, jovem influenciador, palestrante e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, fez história na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Ele se tornou o primeiro aluno com síndrome de Down a se formar no curso de Educação Física da instituição.

“Sonho realizado”, define João Vitor, que, além da conquista acadêmica, é um dos nomes mais influentes do país na luta por inclusão e diversidade. Com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e no TikTok (@jvdepaiva), ele compartilha conteúdos que inspiram e informam sobre o combate ao preconceito, acessibilidade e empoderamento.

Reconhecido como Jovem Ativista do Unicef, João é um dos cinco brasileiros a integrar o grupo de 100 jovens lideranças globais apoiadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. Em 2024, foi eleito o Melhor Influenciador brasileiro na categoria Diversidade e Inclusão no prêmio iBest.

Ator, modelo e agora oficialmente educador físico, João Vitor também realiza palestras em escolas, empresas e eventos institucionais, reforçando a importância de espaços verdadeiramente inclusivos na sociedade.

A formatura, marcada por simbolismo e emoção é um momento histórico não apenas para João Vitor e sua família, mas também para o movimento de inclusão no ensino superior e no mercado de trabalho no Brasil.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado