O governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias do PSDB em primeiro turno neste sábado (27) e foi escolhido o candidato do partido à Presidência da República na eleição de 2022.
No total, Doria obteve 53,99% dos votos e superou nas prévias o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto. Para votação nas prévias, o PSDB dividiu os votantes em quatro grupos:
- filiados;
- prefeitos e vice-prefeitos;
- vereadores, deputados estaduais e distritais.
- governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Executiva do partido, senadores e deputados federais.
A votação nas prévias começou no último domingo (21), mas teve de ser interrompida após falhas no aplicativo destinado à votação dos filiados. A cúpula da legenda suspeita que as prévias tenham sido alvo de ataque hacker.
A partir dai, o partido realizou uma série de testes com novas empresas e, nesta sexta-feira (26), escolheu a BeeVoter. A votação teve início às 8h deste sábado e se encerrou às 17h. A estimativa foi de 30 mil votos entre os 44,7 mil filiados aptos a participar. Parte desses votos, 8% do total de filiados já havia sido contabilizada no último domingo (21).
Veja como ficou o resultado das prévias:
- João Doria – 53,99% dos votos
- Eduardo Leite – 44,66%
- Arthur Virgílio – 1,35%
Leia também:
Leia mais sobre: Candidatos à Presidência do Brasil / João Doria / PSDB / Destaque / Política