A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, interrompeu sua fala durante um painel no G20 Social no Rio de Janeiro no sábado (16) quando ouviu o apito de um navio e de repente afirmou não ter medo do bilionário norte-americano Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), dizendo “inclusive fuck you”, em seguida.
O palavrão em inglês foi durante seu discurso sobre o combate à desinformação e a necessidade de regulamentação das plataformas digitais, assunto que tratou em diversas oportunidades, como na tragédia dos alagamentos no Rio Grande do Sul.
O som do navio foi associado em brincadeira como se fosse o bilionário se aproximando do evento. Musk tem sido alvo de ações por não combater o problema em sua própria rede.
“Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”, disse Janja no evento, citando o empresário que foi convidado na última semana pelo presidente eleito Donald Trump para assumir um cargo no governo dos Estados Unidos.
A primeira-dama foi aplaudida pelas pessoas que estavam na plateia do evento.
Gargalhada e resposta
Um trecho do vídeo em que Janja ataca o dono do X foi compartilhado na rede social pelo deputado Nikolas Ferreira (PL). Elon Musk, pouco depois, repostou a publicação do parlamentar em seu próprio perfil com um emoji de gargalhada.
Nikolas ironizou na postagem: “Janja da Silva, esposa de Lula, apenas disse ‘vai se foder, @elonmusk’ durante o painel Social do G20. Esta é a esquerda ‘tolerante’.”
O empresário respondeu a Janja afirmando em um comentário de outra postagem sobre o assunto: “Eles vão perder a próxima eleição”. Dono também das empresas Tesla e Space-X, o bilionário está em ótima fase nos EUA. O presidente eleito Donald Trump anunciou que o ele vai comandar um novo órgão, chamado Departamento de Eficiência Governamental, com o objetivo de “desmantelar a burocracia governamental”, impulsionar “uma reforma estrutural em larga escala” e cortar gastos.
Confronto com leis brasileiras
Desde agosto Elon Musk está em confronto com a Legislação Brasileira. Na época, o ministro do Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o funcionamento da rede social X depois que a plataforma descumprir uma determinação anterior, que solicitava a indicação de um representante legal seu no país.
Lula diz que não é necessário ofensas
O portal Terra mostrou que, sem fazer referência ao xingamento da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, contra Elon Musk, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite de sábado, 16, que não é preciso ofender ninguém.
A declaração foi dada por Lula enquanto ele defendia o combate à fome em um festival organizado por Janja no G20. “Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Precisamos apenas indignar a sociedade”, disse o presidente citando conversa que teve com o papa Francisco sobre campanha contra a fome.
Leia mais sobre: Bilionário Elon Musk / G20 Social / Janja xinga Musk / Brasil