Como foi adiantado pelo Diário de Goiás, o ex-prefeito Jânio Darrot, que estava no Patriota, se filiará ao MDB. Antes previsto para a última sexta-feira (25), o evento de filiação foi transferido para esta terça-feira (29), às 19h30, na Câmara Municipal de Trindade. Segundo o vereador Nelio Fortunato (MDB), tesoureiro estadual do partido, haverá a solenidade de entrega da Medalha Juarez Freire a 12 empresários que contribuem para o desenvolvimento do município.
Em seguida, terá início a sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Trindadense ao vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, presidente estadual do MDB, e ao presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil).
Na sequência será realizado o ato de filiação de Darrot ao partido. “Nós já abriremos a fase da festa da filiação de Jânio Darrot. E não só do Jânio, de vários outros filiados também. Muitos que já estiveram no MDB, estão retornando novamente. E um grupo novo também, com novos ideais vem pra somar muito conosco. Vai ser uma grande festa hoje essa filiação do Jânio, para encerrar com chave de ouro esse dia”, destacou Fortunato, em entrevista ao editor do Diário de Goiás, Altair Tavares.
Questionado sobre como se dará a composição da nova direção provisória do MDB em Trindade, Nelio Fortunato destacou que Juan Carlos Alves Freire, ex-secretário de educação e irmão de Jânio Darrot, presidirá a sigla na cidade.
Estávamos presentes eu, o Jânio e o Daniel Vilela. Houve um consenso entre nós. Vamos colocar o irmão do Jânio Darrot, o Juan, que é efetivo da Agrodefesa do Estado, foi o secretário de Educação da gestão de Jânio. É uma pessoa também muito respeitada dentro do município de Trindade.
Fortunato afirmou que seguirá como membro da Executiva provisória e pontua que o MDB vive um momento de fortalecimento. Segundo o vereador, a expectativa é que a sigla ultrapasse os 3 mil membros no município. “Hoje nós estamos com quase 2.5 mil filiados dentro de Trindade. Com certeza, depois dessa união, nós vamos passar de 3 [mil], 3.5 mil filiados dentro de Trindade”, enfatizou.
Mesmo com a filiação de Jânio Darrot, discussões ficam para 2024
Em relação às definições sobre as eleições de 2024, Nelio Fortunato afirma que as discussões ficarão para o ano que vem.
“Vamos deixar [para] 2024 para fazer a discussão, após o momento da abertura da janela. Eu creio eu que vão sair alguns vereadores também, hoje com mandato na Câmara que vão compor para fortalecer o MDB. Então, essa definição em relação ao futuro do MDB, vai [ser] a partir de março”, frisou.
O vereador reforça que a partir da janela partidária é que será possível definir qual será o posicionamento do partido. No entanto, após conversas com Daniel Vilela, Fortunato reforça que deve ser acertada uma composição majoritária com o União Brasil, legenda do atual prefeito Marden Júnior.
“Fazer composição majoritária para caminhar de mãos dadas entre os dois partidos, o União Brasil e o MDB. Essa foi a definição que nós tivemos lá dentro junto com o vice-governador, presidente estadual do MDB. Essa definição foi tomada entre nós”, finalizou.
Leia mais sobre: Eleições 2024 / filiação / jânio darrot / Marden Júnior / Política / Trindade