As consultas ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022 já estão abertas. A Receita Federal liberou, desde a manhã dessa sexta-feira (23), a consulta em seu site e lembrou que este quinto lote será pago no dia 30 de setembro para 1.220.501 contribuintes, no valor de RS 1,9 bilhão.
Do total, R$ 221.130.324,62 referem-se aos contribuintes que têm prioridade legal — são 5.201 idosos acima de 80 anos, 36.492 entre 60 e 79 anos, 4.247 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 15.378 cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Para saber se o seu pagamento será liberado neste lote, você deve acessar o site da Receita e informar o número do CPF, a data de nascimento e um código pedido na página. Após verificar e notar que não tenha sido incluído em nenhum lote, é provável que tenha caído na malha fina da Receita porque alguma inconsistência foi encontrada na sua declaração.
Para este caso, o contribuinte poderá saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição. Para saber se está na malha fina, basta acessar o extrato do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Mas se você consta como recebedor de restituição, o pagamento da restituição será realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Com o pagamento deste último lote, a Receita diz que conclui os pagamentos de todas as restituições deste ano que não apresentaram inconsistências.
Leia mais sobre: IRPF / Receita Federal / Restituição / Economia