20 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:16

Itumbiara: autoridades lamentam morte de Zé Gomes

Ex-prefeito Zé Gomes.
Ex-prefeito Zé Gomes.

Após a informação sobre morte do candidato à Prefeitura de Itumbiara Zé Gomes (PTB) nesta quarta-feira (28), que foi assassinado durante uma ação de campanha, políticos e entidades divulgaram notas de pesar. O candidato à Prefeitura de Goiânia Vanderlan Cardoso (PSB) lamentou a morte do político e do policial militar Vanilson Rodrigues e repudiou a atitude do criminoso.

“É com pesar e consternação que recebemos a triste notícia do atentado que ceifou a vida do ex-deputado federal e candidato à Prefeitura de Itumbiara, José Gomes da Rocha, e do cabo da Polícia Militar, Vanilson Rodrigues. Nos unimos em oração junto aos goianos pelo breve restabelecimento do vice-governador José Éliton e do candidato a vice-prefeito Gugu Nader, que ficaram feridos. Nada justifica uma violência dessas, coisa que repudiamos veementemente. Rogamos que Deus possa confortar, nesse momento de profunda dor, à família de José Gomes e do Policial Vanilson Rodrigues. Vanderlan Cardoso e candidatos da coligação Uma Nova Goiânia”, diz a nota.

Devido ao acontecimento, a assessoria de imprensa de Vanderlan informou que a agenda de campanha eleitoral referente a esta quinta-feira (29) foi cancelada.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), usou o Twitter para manifestar pesar. “O meu desejo é que os demais atingidos se recuperem. Que Deus proteja a todos. Lamento profundamente este ato de profunda violência e a morte do ex- deputado e meu amigo José Gomes”, destacou o chefe do executivo goianiense.

O deputado Jovair Arantes (PTB) que estava com José Gomes na hora do atentado também se manifestou pelo Twitter: “Dia triste! Perdi meu irmão, meu amigo José Gomes. Vítima de atentado durante carreata que participávamos juntos hoje. Que tragédia”, disse.

O senador Ronaldo Caiado (DEM) lamentou o fato ocorrido no sul do estado. “É com profunda tristeza, consternação e indignação que recebo a notícia desse crime bárbaro que chocou todos os goianos. Nesse momento de dor, nossas orações vão para o falecido ex-prefeito José Gomes, e também para o cabo da PM Vanilson Rodrigues. E peço a Deus que conforte os corações de seus familiares. Tenho plena fé que José Eliton irá se recuperar e em breve estará de volta ao convívio de sua família. É uma tragédia que choca a todos nós goianos”. Líder do Democratas no Senado Federal, senador Ronaldo Caiado, por meio de nota.

O presidente estadual do PMDB e deputado federal, Daniel Vilela também manifestou pesar para a família. “É com consternação que recebo a notícia do atentado ao vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, José Eliton, e ao ex-deputado e candidato a prefeito de Itumbiara José Gomes da Rocha, que resultou na morte deste e do policial militar Vanilson João Pereira, segurança de Eliton. Levo meus pêsames à família e aos amigos de José Gomes e Vanilson e o desejo de uma recuperação rápida ao vice-governador José Eliton”, destacou em nota.

O deputado federal Giuseppe Vecci também se manifestou. “Minha solidariedade às famílias de Zé Gomes e de Vanilson, que neste momento de dor, precisam de toda força, sabedoria e coragem para seguir em frente. E para o meu amigo, irmão e parceiro de todas as horas, vice-governador José Eliton, desejo uma rápida recuperação. Tenho certeza que em breve ele estará de volta ao convívio de sua família e dos amigos”, diz nota.

A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) também lamentou a morte de Zé Gomes e afirmou que “o Estado não pode se curvar diante da ação daqueles que não têm compromisso com a vida, devendo atuar de maneira célere e eficaz, dando à sociedade as respostas que espera do Poder Público”, diz a nota.

Leia nota na íntegra:

A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) vem a público repudiar veementemente o bárbaro atentado ocorrido nesta quarta-feira (28) no município de Itumbiara, no interior do Estado, que deixou ferido o vice-governador de Goiás, José Eliton, e provocou a morte do candidato a prefeito da cidade, José Gomes da Rocha, e de um policial militar que fazia a escolta das autoridades no local.

Ao se solidarizar com as famílias das vítimas desse atentado e com o Governo do Estado, a ASMEGO reitera a sua missão institucional em defesa da atuação independente dos magistrados goianos. No próximo fim de semana, centenas de juízes estaduais estarão à disposição da Justiça Eleitoral para garantir a ordem, a lisura e o exercício pleno da democracia em cada um dos municípios de Goiás onde ocorrerão eleições municipais. Os juízes de Itumbiara e todos os demais juízes eleitorais podem contar com o apoio irrestrito da ASMEGO durante todo o pleito, garantindo, assim, o fundamental exercício de suas funções.

A magistratura goiana e a ASMEGO compartilham, nesse momento, da perplexidade vivenciada por cada um dos cidadãos goianos e por todos os responsáveis pelas instituições que integram o Estado Democrático de Direito diante de mais um grave caso de violência em nosso meio. O Estado não pode se curvar diante da ação daqueles que não têm compromisso com a vida, devendo atuar de maneira célere e eficaz, dando à sociedade as respostas que espera do Poder Público.

 

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades