23 de dezembro de 2024
Brasil • atualizado em 12/02/2020 às 23:53

Itaú lidera ranking de reclamações contra bancos em dezembro

Banco Itaú. (Foto: Agência Brasil)
Banco Itaú. (Foto: Agência Brasil)

O Banco Central divulgou nesta sexta-feira (15) que o Itaú foi o líder em reclamações de clientes contra instituições financeiras em dezembro de 2015. Segundo o BC, o índice de reclamações é de 10,22.

Ao todo, foram registradas 612 reclamações consideradas procedentes. Isso significa que o Banco Central apurou o indício de descumprimento de lei ou regulamentação indicado pelos clientes. O segundo lugar é do Banco Bradesco, com índice de 8,39. Em seguida, a Caixa Econômica Federal, com 7,89.

O ranking traz informações apenas de instituições financeiras que possuem mais de dois milhões de clientes. Para fazer a lista, as reclamações são divididas pelo número de clientes que originou a demanda e multiplicadas por um milhão. Desta forma é gerado o índice de reclamações de cada banco para cada grupo de um milhão de clientes.

As principais irregularidades reclamadas foram relativas à integridade, confiabilidade, segurança, ao sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito. Já a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados ficaram em segundo lugar e o débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente, em terceiro.

“De qualquer forma, todas as manifestações de nossos clientes são objeto de nossa atenção e representam oportunidade. Continuaremos trabalhando para aprimorar os serviços e para aumentar a satisfação dos clientes”, informou o Itaú através de nota.

O Bradesco não se pronunciou sobre o ranking e a Caixa informou que “revisa permanentemente seus serviços e produtos para garantir a satisfação dos seus clientes”. Além disso, “esclarece ainda que valoriza as informações e reclamações dos clientes, feitas por canal interno ou externo, e as utiliza como subsidio para melhorar e modernizar seu atendimento”, informou a CEF.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:


Leia mais sobre: Brasil